sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O PRESIDENTE DA MICROSOFT RECONHECE QUE ERROU AO DIZER «que as mulheres que não pedem aumentos de salários têm "bom karma"»


O  CEO da Microsoft pede desculpas depois dos comentários 
que fez sobre o pedido de aumento de salários por parte das mulheres


A notícia merece ser lida: «Perante uma plateia maioritariamente feminina, o presidente executivo da Microsoft disse precisamente aquilo que não devia, como o próprio reconheceu horas mais tarde. Satya Nadella afirmou que as mulheres que não pedem aumentos de salários têm “bom karma” e que, em vez de pedir um ordenado melhor, as mulheres devem “ter fé”, pois “o sistema” encarregar-se-á de “dar os aumentos corretos” ao longo da sua carreira.
“E isso eu penso que seja um dos super-poderes adicionais que as mulheres que não pedem aumentos têm. Porque isso traz bom karma, vai trazer retorno. Porque alguém vai dizer que esse é o tipo de pessoa em quem eu quero confiar; é o tipo de pessoa a quem eu realmente quero dar mais responsabilidade”, afirmou Nadella.
O presidente da Microsoft falava numa conferência de celebração das mulheres que trabalham em tecnologia e respondia a uma pergunta sobre trabalhadoras que têm medo de pedir igualdade salarial entre homens e mulheres: “Que conselho daria às mulheres que estão interessadas em progredir nas suas carreiras, mas que não se sentem confortáveis a pedir um aumento?”
Ao que consta, a plateia não terá gostado da resposta do patrão da Microsoft, seguindo-se um burburinho em toda a sala. Até porque, segundo estudos recentes, as mulheres que trabalham na área tecnológica, nomeadamente em Silicon Valley – onde se situam as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos – ganham menos metade do que os homens». Continue a ler no OBSERVADOR.
Valha-nos o reconhecimento do erro, a que se refere o video, mas, ainda assim,  duvidamos que a linguagem do discurso alguma vez aparecesse se dirigido a homens. Ou seja, há uma cultura entranhada: premiar a mulher silenciosa e obediente. Contra isso,  já se fez muito caminho, mas ainda há muito para andar. Todos os dias, a realidade a mostrá-lo.


Sem comentários:

Enviar um comentário