segunda-feira, 20 de outubro de 2014

9.º CONGRESSO MDM | «Pelos Direitos e Dignidade das Mulheres» | outubro | 25 | Fórum Lisboa


http://www.mdm.org.pt/



O MDM realiza o seu 9.º CONGRESSO. É apresentado como  «um espaço de reflexão que convida à participação e ao reforço da organização das mulheres em torno da defesa dos seus direitos, da valorização do seu potencial e do reconhecimento do seu papel e estatuto social.
Com uma história de lutas que acompanha o percurso social e identitário da mulher portuguesa há mais de 40 anos, o MDM prossegue, com a força da vida, a luta pela emancipação, pelos direitos e a dignidade das mulheres, contando com muitos e muitas que connosco engrandecem a luta emancipadora e a solidariedade internacional por um mundo de Igualdade e de Paz».



  

 «(...)


O Congresso do MDM é um acontecimento único no país, a maior reunião de mulheres de todo o País e das regiões autónomas que a esta tribuna trazem de viva voz os seus problemas e anseios. Tem ainda maior relevância esta magna reunião por se realizar num contexto político, económico e social marcado por profundos retrocessos nos direitos e na qualidade de vida das mulheres, retrocessos de índole civilizacional. Nesses retrocessos estão a perda de direitos e a acentuação das desigualdades e discriminações, a aguda exploração, a injustiça e mesmo a exclusão social de grande maioria de mulheres. A esta degradação soma-se toda a multiplicidade de violências em que as mulheres são particularmente atingidas, desde a violência domestica e sexual à violência no trabalho com o assedio moral a assumir proporções descaradas.

Mas no Congresso será seguramente enaltecido o papel das mulheres na defesa dos seus direitos, a sua elevada qualificação profissional com destaque na investigação cientifica e entre os diplomados e doutorados, o seu relevante papel no poder local e na intervenção social e colectiva. O Congresso vai eleger o Conselho Nacional do Movimento e o seu Conselho Fiscal e vai aprovar a Resolução e a Carta dos Direitos da Mulher que norteará os próximos 4 anos da intervenção do MDM tanto no plano nacional como local.
No congresso, estarão presentes organizações de Mulheres da Palestina, do Sahara Ocidental, de Cuba, Itália, Grécia, Cabo Verde, Brasil, entre outras, traduzindo a importância que o MDM dá à solidariedade com as mulheres que no mundo lutam pelos seus direitos, autodeterminação e paz.
Para demonstrar a solidariedade activa do MDM e para estabelecer pontes com demais organizações portuguesas, em torno da urgente tarefa de solidariedade com os povos e as mulheres que vivem sob situações dramáticas de guerras e conflitos intermináveis, anunciamos a Noite de Solidariedade com a Palestina e o Sahara Ocidental, na Casa do Alentejo, que começando com o jantar às 20:30H para o qual vos convidamos, será aberta ao público a partir das 21.30 horas, com apontamentos das várias organizações estrangeiras e com a presença da cantora Maria Anadon e da fadista Fernanda Vila Cova. (...)». (Destaque nosso).




Sem comentários:

Enviar um comentário