terça-feira, 14 de outubro de 2014

«LIGA DOS CAMPEÕES DE FUTEBOL FEMININO» | A equipa feminina do Clube Atlético Ouriense está na competição




No dia 8 da semana passada nos noticiários da manhã na TSF  a reportagem   Equipa  nacional estreia-se hoje na Liga dos Campeões de futebol feminino:  «Mais logo, a equipa feminina do Clube Atlético Ouriense vai ter pela frente as veteranas do Fortuna da Dinamarca, uma equipa que está na mais importante competição europeia de futebol há mais de dez anos e até já foi finalista.
Já as jogadoras do Atlético Ouriense não são profissionais, têm de pedir férias para entrar nestas competições e, ao contrário do que acontece com quem faz do futebol profissão, não têm tempo para preparações especiais para os jogos. 
A partida com o Fortuna da Dinamarca para a UEFA Womens Champions League está marcada para as 19h45, no estádio municipal de Fátima. Em causa está a passagem aos oitavos de final da prova.
O Atlético Ouriense venceu a fase de grupos, com triunfos sobre o ASA de Telavive, de Israel e sobre as belgas do Standard de Liège».
Pensamos ser de assinalar, uma colega da DGARTES, a Mónica Guerreiro, e outra leitora do Em Cada Rosto Igualdade, tendo dado conta da notícia também nos alertaram para o acontecimento.
Procurámos saber mais, e até, em dado momento, pensámos que a dificuldade ia ser seleccionar trabalhos da comunicação social para trazermos para o blogue.  Todos nós temos a nossa dose de ilusão ... Bom, não encontramos muitos, mas temos, a nosso ver excelente, uma matéria no Observador - «Há campeãs em Ourem que nada recebem em troca». De lá este este excerto:
«(...)
Culpa de Diana e do futebol, parceiros numa relação que fez Ana Pio reparar cedo no que aí vinha. “Na primária já jogava às vezes no intervalo, lá com os rapazes”, recorda a jogadora, ao falar dos tempos em que o irmão mais novo acabaria por ir bater à porta do Ouriense, a equipa ali da terra. “Como eu gostava de ir também, perguntei aos meus pais se podia. Eles não acharam muita piada, mas disseram que sim”, confirma quem hoje é responsável por recambiar para a baliza as bolas que lhe chegam aos pés ou à cabeça. É sempre por lá que anda, perto da grande área, a correr e a pedir a bola, no treino noturno que o Observador foi espreitar a Ourém. A conversa, essa, só viria depois, por telefone. Maldita pressa. E distância, pois assim que a cerca de hora e meia de prática terminou, Diana já tinha outra correria à sua espera — daí a pouco mais de 30 minutos arrancaria da estação, às 23h30, um comboio com destino posto em Coimbra. (...)».
Não foi fácil no dia 8 saber o resultado do jogo, quanto mais acompanhá-lo, mas lá chegou. Perdemos. Como se pode ler aqui. E depois!, até podemos ganhar na segunda-mão, como disse o treinador. Mas no segundo jogo, ouvimos na rádio, nem todas as jogadoras, à partida, vão poder estar presentes - há quem não tenha condições profissionais ou familiares para isso...  



E a terminar, vamos ficar «a torcer», claro!,   pela equipa portuguesa para o  jogo, desta semana,  na Dinamarca. E porque não  fazer nosso, mesmo  que com  a primeira-mão realizada, o comentário  que se pode ler no site da TSF!:

«Boa sorte a todas para o jogo de hoje e para o da 2.ª mão,
 dignifiquem o futebol e o desporto português e em especial como é
 o caso feminino, não deixem de usufruir do jogo e de todo ambiente
 independentemente da pressão, serão as primeiras de muitas a trilhar 
estes caminhos e são exemplo a seguir para muitas jovens
 portuguesas, bom jogo, boa sorte  e muitas felicidades 
desportivas e pessoais».








Sem comentários:

Enviar um comentário