quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

«3 EM LINHA / Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019»






Conforme pode ser lido no Portal  do Governo (os destaques são nossos):

«3 em linha - Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019
O Programa 3 em Linha tem como objetivo promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida. A importância desse equilíbrio é reconhecida no Pilar Europeu dos Direitos Sociais como uma das condições justas de trabalho.
O programa visa melhorar o índice de bem-estar, no indicador "Balanço vida-trabalho" (INE), que tem vindo a decrescer desde 2011. 
Conciliar melhor a vida profissional, pessoal e familiar favorece a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento, contribuindo, também, para a sustentabilidade
demográfica.
Trata-se de uma mudança cultural que exige convocar toda a sociedade e assumir um compromisso coletivo com medidas de impacto a curto, médio e longo prazo. Este programa representa, por isso, um esforço conjunto do Governo, de empresas públicas e privadas, e de entidades da Administração Pública central e local.
O Programa 3 em Linha estrutura-se em quatro eixos:
O eixo 1 — (Im)Pacto para a conciliação - agrega medidas que mobilizam diferentes tipos de entidades empregadoras para o desenvolvimento de práticas promotoras da conciliação e para sua difusão.
O eixo 2 — Conciliar na Administração Pública - agrega medidas que representam o compromisso da Administração Pública central e local com a promoção da conciliação.
O eixo 3 — Equipamentos, serviços e incentivos para a conciliação - agrega instrumentos que favorecem a conciliação, nomeadamente, no domínio do cuidado, da educação, dos transportes e da saúde.
O eixo 4 — Conhecer para conciliar - agrega medidas que conduzem à produção de conhecimento e à sua divulgação, suscetíveis de apoiar o desenvolvimento de novas ações.
O programa comporta, assim, medidas transversais e setoriais, projetos-piloto e medidas de aplicação generalizada, com destinatários diversos: organizações públicas, sociais e privadas, mulheres e homens nas diferentes fases do seu ciclo de vida (crianças, jovens, adultas/os e idosas/os) e famílias na sua diversidade de modelos.

O impacto deste progra Ema será avaliado três anos após o seu lançamento».







Sobre o Programa a partir do Jornal Negócios:






Sem comentários:

Enviar um comentário