segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

APAV | «Olhar para o lado é ser cúmplice» | NOVA CAMPANHA SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS IDOSAS





«A violência sobre pessoas idosas aumentou mais de 30% nos últimos anos.Olhar para o lado é ser cúmplice deste crime.
Não desvalorize, ligue 116 00
6 (dias úteis, das 09h às 21h)».


.
.    .


«O envelhecimento da população mundial e muito particularmente das sociedades europeias constitui um dos maiores desafios do século XXI. Reconhecendo que a violência contra as pessoas idosas é uma questão social, de segurança e de saúde pública, considera-se que o combate eficaz deste problema contribui para um futuro mais inclusivo, em que todos sejam respeitados em cada ciclo da vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.
A APAV tem vindo a alertar a sociedade portuguesa para a realidade ainda obscura da violência praticada contra as pessoas idosas. Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos Estados-Membros da União Europeia com maior percentagem de pessoas idosas e menor percentagem de população ativa em 2050. A Organização Mundial de Saúde (OMS) receia que este aumento, associado a uma certa quebra de laços entre as gerações e ao enfraquecimento dos sistemas de proteção social, venha a agravar as situações de violência.
A APAV apoia as pessoas idosas e as suas famílias, prestando-lhes apoio jurídico, psicológico e social; e conta com a colaboração de outras instituições, públicas e privadas; e com os/as vizinhos/as e conhecidos/as das vítimas, cujo papel pode ser muito importante, sobretudo na denúncia das situações de violência.
A consciencialização da população conduziu ao incremento do número de pessoas apoiadas. Contudo, há ainda muitos obstáculos, como as barreiras mentais, a dificuldade de acesso e compreensão da informação, a dependência, a vergonha e a fragilidade persistem aliadas à perceção pouco generalizada do problema.
A APAV apresenta uma nova campanha de sensibilização, com o mote "Olhar para o lado é ser cúmplice deste crime”. A campanha teve desenvolvimento estratégico e criativo da McCann, realização da Grumpy Panda e apoio da Universal McCann Media».


____________
* Estatísticas APAV | Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência 2013-2016


Sem comentários:

Enviar um comentário