O Fórum Mundial Mulheres no Parlamento teve lugar entre 27 a 29 de novembro último, pretexto para nos debruçarmos sobre esta problemática. Comecemos por informação base divulgada:
«Há cerca de 120 anos, a 28 de novembro de 1893, as mulheres da Nova Zelândia tornavam-se as primeiras a adquirir o direito de voto nas eleições nacionais. O Fórum Mundial Mulheres no Parlamento que se realiza no Parlamento Europeu entre 27 a 29 de novembro assinala esta data. Líderes políticos, vencedores do Prémios Nobel, ativistas de todo o mundo debatem as mudanças que a liderança feminina pode trazer à política e à sociedade».
O Fórum Mundial Mulheres nos Parlamentos reúne deputadas, políticos e ativistas de todo o mundo para debater questões globais a partir de um ponto de vista feminino.Entre as participantes deste ano: Ellen Johnson Sirleaf (Presidente da Libéria), Portia Simpson Miller (Primeira-ministra da Jamaica), Tarja Halonen (ex-Presidente da Finlândia), Viviane Reding e Neelie Kroes (vice-presidentes da Comissão Europeia) e Roberta Angelilli, Anni Podimata e Isabelle Durant (vice-Presidentes do Parlamento Europeu).
Sem comentários:
Enviar um comentário