terça-feira, 10 de dezembro de 2013

10 DEZEMBRO | DIA DOS DIREITOS HUMANOS





A celebração da data foi escolhida para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem.  Para 2013 o tema: 20 Years Working for Your Rights.  E da mensagem do Secretário Geral da ONU:


Mensagem do Secretário-Geral por ocasião do Dia dos Direitos Humanos, 
10 de dezembro 2013
O Dia dos Direitos Humanos assinala o aniversário da adoção da histórica Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Assembleia Geral. A comemoração deste ano marca ainda os 20 anos desde o corajoso passo em frente na luta de tornar os direitos humanos uma realidade para todos: a adoção da Declaração de Viena e o Programa de Ação pela Conferência Mundial sobre Direitos Humanos. Ao apoiar-se na participação de mais de 800 organizações não-governamentais, instituições nacionais, órgãos de tratados e académicos, os Estados-membros adotaram e criaram o Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos ACDH – cumprindo assim um dos mais antigos sonhos da comunidade internacional. Continue a ler.



Hoje, em Portugal, há a  cerimónia de atribuição do Prémio  Direitos Humanos e das medalhas de ouro, presidida pela Presidente da Assembleia da República. Pelas 12 horas, no Salão Nobre do Palácio de S. Bento. Saiba mais.




E pode ler, por exemplo,  aqui a Declaração dos Direitos Humanos. Ou aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário