Neste dia, do último adeus a Nelson Mandela, celebremos a vida como é próprio dos africanos. Recordemos a alegria e continuemos com a esperança daquele fevereiro de 1990 em que Mandela foi libertado da prisão de Robben Island: para além da liberdade, e do fim da discriminação com base na cor da pele, uma sociedade mais igualitária. Permita-se que faça uma referência pessoal, por mero acaso, nesse dia da libertação, estava lá, na África do Sul, e foi o meu segundo 25 de Abril. Havia risos, lágrimas e receios. Sentia-se o momento histórico, e nós ali quase a não acreditar. Mas a prova de que as coisas só são impossíveis até acontecerem. Neste atmosfera de despedida, no Em Cada Rosto Igualdade destaquemos as Mulheres Africanas, e em particular da África do Sul. Desde logo, recorrendo a uma simples TShirt:
imagem de Tshirt
feita por Paulo Carretas
Depois, a livros, através de uma pequena seleção, que facilmente pode ser ampliada recorrendo à web.
Para mais informação, é só fazer um clique nos títulos seguintes:
Women and Resistance in South Africa
Representation & Reality
e continuar neste endereço para os restantes e muito mais.
E terminemos com o início do Prefàcio de Nadime Gordimer - escritora africana, Prémio Nobel em 1991 - ao livro NELSON MANDELA Uma lição de vida, de Jack Lang (destaques nossos):
«Um personagem de um dos meus romances diz para consigo que viver num país em que ainda existem heróis tem qualquer coisa de muito importante.
Existir no mesmo tempo e no mesmo mesmo lugar que Nelson Rolihlaha Mandela é disso exemplo perfeito. Mesmo na época do «apartheid». Compartilhei esse privilégio com todos os meus companheiros de luta contra esse regime devastador e o pavoroso sofrimento que ele infligia à maioria do povo sul-africano. Se há uma forma de génio específico da qualidade humana, Mandela é possuidor desse génio».E com este fabuloso tributo:
«Woolies and Soweto Gospel Choir: Madiba Tribute»
«It was just a normal Saturday morning in a Woolworths store in Parkview. South Africans were still recovering from the sad news of Nelson Mandela’s passing on 5 December. Then a little magic happened in the aisles of the popular food and clothing store that touched everyone's heart. A flash mob by the Soweto Gospel Choir paid tribute to South Africa’s hero. The results were touching and truly inspiring». Tirado daqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário