terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA




http://www.un.org/disabilities/index.asp

«As Nações Unidas proclamaram o dia 3 de Dezembro como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com o objectivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Em 2006, a Assembleia das Nações Unidas viria a adoptar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência», conforme podemos ler, por exemplo, no jornal Público, em notícia com subtítulo:  As pessoas com deficiência exigem direitos e rejeitam a caridade!
Através do site do Instituto Nacional  para a Reabilitação,  de forma ágil chegamos à  legislação relativa às pessoas com deficiência: aqui.






Em Portugal existe a APD - Associação Portuguesa de Deficientes -  A «Associação Portuguesa de Deficientes é uma organização de pessoas com deficiência, constituída e dirigida por pessoas com deficiência.  Enquanto organização de direitos humanos, tem por objecto a promoção e defesa dos interesses gerais, individuais e colectivos das pessoas com deficiência em Portugal». Continue a ler. Este ano a APD assinala o 3 de dezembro com uma vigília frente  à Assembleia da República. Saiba mais.

Para os mais s pequenos e  jovens,  Olá!, hoje há uma oferta especial . No INR pode ler-se:

Festa das Artes – 3 de dezembro - crianças e jovens com deficiência

No decurso da realização das comemorações oficiais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., irá realizar no próximo dia 3 de dezembro de 2013, das 15:00 às 16:30, um evento intitulado Festa das Artes – crianças e jovens com deficiência, que decorrerá no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O evento pretende proporcionar uma tarde de diversão para todos os que nela quiserem participar e sensibilizar a população em geral, para o trabalho desenvolvido pelas entidades e instituições que promovem a integração e a inclusão de crianças e jovens com deficiência. 
O evento pretende proporcionar uma tarde de diversão para todos os que nela quiserem participar e sensibilizar a população em geral, para o trabalho desenvolvido pelas entidades e instituições que promovem a integração e a inclusão de crianças e jovens com deficiência.



Sem comentários:

Enviar um comentário