sexta-feira, 15 de abril de 2016

SOBRE AS MULHERES NA CIÊNCIA COM 2030 NO HORIZONTE


Relatório disponível aqui.
(Montagem)

Sobre a problemática sublinhada na imagem, ou seja,  a propósito das mulheres na ciência, um artigo  da ONU Brasil que recuperamos  porque o «Dia Internacional das Mulheres e Meninas da Ciência» tem que ser todos os dias:


«UNESCO: Mulheres são apenas 28% das pesquisadoras em todo o mundo»



donde:
«Com o objetivo de promover a igualdade de gênero nas esferas da produção de conhecimento e alertar para exclusões contra o público feminino, a ONU celebrou, pela primeira vez, nesta quinta-feira (11), o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A instituição da data foi comemorada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Em relatório recente, a agência da ONU revelou que, no mundo, as mulheres representam apenas 28% do conjunto de pesquisadores. O índice se torna menor conforme é avaliada a participação desse público em posições hierárquicas mais elevadas e atreladas à tomada de decisões. As mulheres também teriam menos acesso a financiamento, redes e cargos de destaque, conjuntura que as coloca em desvantagem para a publicação científica de alto impacto. Continue a ler.
Para mais informação, por exemplo:


Veja aqui
  
Neste Endereço 

Veja mais.


.
.    .

E terminemos este post com as palavras da Diretora-Geral da UNESCO:


«o acesso do público feminino à Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemáticas “não pode ser vislumbrado quando mulheres e meninas continuam sendo a maioria das crianças fora da escola e dos jovens e adultos analfabetos. Esse abismo apenas lança sociedades inteiras na penumbra, uma vez que nenhum país pode avançar com apenas metade de sua criatividade, de sua energia e de seus sonhos”»Tirado daqui, isto é, do artigo da ONU Brasil acima referido.





Sem comentários:

Enviar um comentário