quinta-feira, 21 de abril de 2016

OLÁ CRIANÇAS ! OLÁ JOVENS ! TALVEZ LHES INTERESSE (72) | «Gato Procura-se»





«O gato de uma criança morreu. Ela já percebeu isso, mas ninguém lho disse claramente.
"O pai diz que ele anda nos telhados e fazer amizade com outros gatos, a miar à Lua e a piscar o olho às estrelas e que uma noite ele volta." A mãe há-de dizer-lhe que acha que "o viu no quintal a trepar à árvore para espreitar os ninhos e assustar os pássaros" e "que um dia ele volta", a vizinha suspeita de que ele terá ido "para o circo ou para a selva" e "talvez volte um dia". Só os avós, mesmo com eufemismos ("se calhar foi para o céu, que ele agora tem asas como um anjo ou um pássaro e que deve estar muito feliz") é que não escondem que o gato "não deve voltar".

A criança concluirá que "ele não volta mais", mas impede-se de falar no assunto porque percebe que os adultos não querem que ela saiba o que lhe aconteceu. Por isso, é recorrente a fórmula "o meu gato desapareceu".
Um livro em que Ana Saldanha trata a perda de uma forma sensível e inteligente. Yara Kono transmite tristeza nalgumas ilustrações, mas alterna-as com outras mais felizes e coloridas, como a que retrata as sete vidas de um gato.
Não é um livro triste, é um livro sereno e verdadeiro. "Gato Procura-se" ajudará as famílias a falar de um tema de que andam sempre a fugir, mas a que não se pode escapar».  Rita Pimenta - aqui.

O «Gato procura-se» ganhou o Prémio Bissaya Barreto.Uma notícia: 

Jornal As Beiras | 2016.03.04

Sem comentários:

Enviar um comentário