segunda-feira, 23 de novembro de 2015

2.ºCONGRESSO MARIA LAMAS | «Vida e obra de Maria Lamas/Atualizar o Pensamento/Abalar a Indiferença» | 2015 DEZEMBRO 12 | ALMADA





«É com enorme satisfação que o MDM - Movimento Democrático de Mulheres anuncia a realização do 2º Congresso Maria Lamas que se realiza em Almada, no dia 12 de Dezembro, na Biblioteca que leva o seu nome, em parceria com a Câmara Municipal de Almada e a União de Freguesias da Trafaria e Caparica. Neste 2º Congresso Maria Lamas, o MDM pretende continuar a revisitar a sua obra conferindo sentidos actuais às suas palavras, interpretando-as na teia das complexas relações dos nossos dias.
Maria Lamas foi uma mulher de acção, um exemplo de participação, uma mulher de forte têmpera, com grande intervenção cívica e política.
Resistente ao fascismo, lutadora pela causa das mulheres e pela paz, viveu momentos difíceis, tendo sido afastada da revista Modas e Bordados de que era directora, ao mesmo tempo que viu encerradas as portas do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas de que era Presidente. Fundadora do MDM, foi a 1ª signatária da escritura pública da criação deste Movimento e sua Presidente Honorária desde 1975.
Ao longo da sua vida produziu uma vasta obra literária, cuja diversidade de formas e temas, continua a motivar o seu estudo e investigação, fazendo de Maria Lamas uma figura incontornável da cultura portuguesa.
Actualizar o seu pensamento, Abalar a indiferença.
O 2º Congresso Maria Lamas contará com a presença de um vasto conjunto de especialistas, constituindo-se como um momento de privilegiado para divulgar as ideias e pensamento de Maria Lamas, que para além de serem portadoras de uma forte actualidade, são um importante legado, pelos direitos e dignidade da condição feminina, pela paz e pelo "ideal da solidariedade humana". Daqui.






Sem comentários:

Enviar um comentário