terça-feira, 10 de março de 2015

ONU | A Situação das Mulheres no Mundo / A Declaração de Beijing e a sua Plataforma de Ação» | EM ANÁLISE | MARÇO 2015 | 9 a 20


http://www.unwomen.org/en/news/in-focus/csw

Recorrendo ao site ONU Brasil:  começou  «nesta segunda-feira (09), em Nova York  a 59ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher (CSW) na sede das Nações Unidas, que tem como objetivo discutir o progresso e as lacunas em matéria de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Estados-membros da ONU, organizações da sociedade civil e entidades da ONU se reunirão, durante duas semanas, para deliberar sobre a implementação da Declaração de Pequim de 1995 e sua Plataforma de Ação.
A sessão deste ano marca o 20º aniversário daquele encontro histórico, que liderou um documento de política global fundamental – aprovada por unanimidade por 189 países na conferência – em áreas críticas, como as mulheres e a pobreza, a violência contra as mulheres e os direitos humanos das mulheres. 
Atualmente, apenas 20% dos parlamentares é mulher. Cerca de 50% das mulheres no mundo tem empregos remunerados, um aumento de 40% em relação aos últimos 20 anos, apesar de persistir a desigualdade salarial. Nesse ritmo a igualdade entre gêneros no emprego levaria mais de 80 anos para ser alcançada. Além disso, a violência contra a mulher afeta uma em cada três mulheres no mundo.
Ano passado, a ONU Mulheres lançou a campanha global “Pequim+20: Empoderar mulheres. Empoderar a humanidade. Imagine!” com o objetivo de reacender o debate sobre igualdade de gênero por meio de eventos e engajamento, já como parte dos preparativos para o encontro. Mais de 1.100 ONGs e um total de 8.600 representantes da sociedade civil se registraram para participar da sessão deste ano, significando um novo recorde». Continue a ler.  E siga no site da ONU.  Entretanto, já aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário