sexta-feira, 27 de março de 2015

27 MARÇO 2015 | DIA MUNDIAL DO TEATRO | Para o seu programa teatral de hoje...


Se ainda não tem planos para hoje, saiba da oferta teatral  ao nosso dispor, e basta  recorrer  à comunicação social para isso,  por exemplo: i online. Lifecooler. NoticiasAo Minuto; Jornal Sol; TSF; ... À partida,  ENTRADA LIVRE.
E continuando a pensar no M de MULHERES  no Teatro,  do que se pode ver,  ilustremos com dois espectáculos em que o texto é de autoras:

Mana Solta a Gata
a partir de textos
 de Adília Lopes
«Mana solta a gata», a partir de Adília Lopes, com encenação de António Pires»,ver imagem acima   é em  Almada, no Teatro Municipal Joaquim Benite. Mais: António Pires desejava há muito trabalhar os textos de Adília Lopes, por considerar que a sua obra permite uma “identificação imediata” . O estilo da poetisa, aparentemente coloquial e naïf, está repleto de jogos fonéticos, associações livres e rimas infantis. Em Mana solta a gata, Pires criou uma “coreografia hiper-realista” na qual duas mulheres gordas, interpretadas por dois homens, andam e dizem o que Adília Lopes escreveu. No entanto, “nada disto é grotesco. Nem o movimento, nem a actuação”. E há outras iniciativas para este dia, confira.


Estamos Todos ? 
Luísa Costa Gomes
«José Pedro Gomes protagoniza a comédia de Luísa Costa Gomes que revela as peripécias de um noivo do dia do próprio casamento. A ajudar à festa, há o gestor da boda, o padre, o futuro cunhado, a ex-mulher e até um inspector da polícia...». É Em Estarreja. . A . . . Ainda: 
Ainda: «Depois do enorme sucesso de “O Último a Rir”, em 2001, a autora, Luísa Costa Gomes, o encenador, Adriano Luz, o cenógrafo, António Jorge Gonçalves, e o ator José Pedro Gomes, voltam a juntar-se em “Estamos Todos?”. “Estamos Todos?” é uma comédia escrita para um ator que se desdobra em múltiplas personagens, cada uma mais hilariante que a outra. Estamos todos convidados a assistir a um espetáculo onde o humor dispensa quaisquer limites».


E sobre as mulheres de quem vimos  a falar, saibamos mais: Luísa Costa Gomes; Adília Lopes.

Sem comentários:

Enviar um comentário