terça-feira, 3 de março de 2015

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES | NO DIA A SEGUIR | Encontro «O papel das mulheres no mercado e na produção cinematográfica» | MARÇO 2015 | 9 | CINEMATECA



«Três Dias sem Deus (1945), rodado e protagonizado por Bárbara Virgínia, então com 22 anos. Foi o primeiro e único filme de Bárbara Virgínia e é considerada a primeira longa-metragem de ficção realizada por uma mulher, em Portugal» 

____________________________


No próximo dia 9 de Março vai ter lugar na CINEMATECA um encontro sobre o papel das mulheres na indústria cinematográfica. Conforme se pode ler no jornal Público:

«O papel das mulheres no mercado e na produção cinematográfica, na Europa e em particular em Portugal, é uma das questões a debater num encontro internacional sobre igualdade de género, que acontecerá a 9 de Março em Lisboa.
O encontro decorrerá na Cinemateca, um dia depois de se assinalar o Dia Internacional da Mulher, e é organizado por um grupo de estudo sobre igualdade de género do Eurimages, o fundo europeu de apoio à produção cinematográfica.
De acordo com o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), a croata Sanja Ravlic, que preside àquele grupo de estudo criado em 2012, apresentará em Lisboa algumas estatísticas recentes sobre financiamentos atribuídos a mulheres para a produção de cinema europeu.
A investigadora Teresa Duarte Martinho, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Nuno Fonseca, do ICA, apresentarão dados sobre a realidade portuguesa.
Haverá ainda uma mesa redonda, moderada por Maria João Seixas, ex-directora da Cinemateca, com algumas produtoras e realizadoras, entre as quais Catarina Alves Costa, Pandora da Cunha Telles e Graça Castanheira.
Serão ainda projectados, com comentários do director da Cinemateca, José Manuel Costa, excertos do filme Três Dias sem Deus (1945), rodado e protagonizado por Bárbara Virgínia, então com 22 anos. Foi o primeiro e único filme de Bárbara Virgínia e é considerada a primeira longa-metragem de ficção realizada por uma mulher, em Portugal. O filme foi seleccionado em 1946 para a competição da primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes». Daqui.
O  P R O G R A M A 

De assinalar, nomeadamente em termos de contexto do encontro: «EURIMAGES AND GENDER EQUALITY - Since 2012, Eurimages has been considering the issue of gender equality in the European Film Industry. A Gender Study Group composed by representatives of 10 members states was set up, with the aim to:
  • analyse the current situation of the presence of women in the cinema sector at the national and European level in co-operation with other national and European bodies;
  • analyse the current situation of Eurimages in respect of gender equality in the selection of projects;
  • collect information on the “gender of the project” and on the content of the script (Bechdel test) for the support applications submitted to Eurimages». Saiba mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário