segunda-feira, 9 de março de 2015

AINDA O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES | Ciclo de Cinema no Feminino no Instituto Goethe | MARÇO 2015 | 10 a 14




E continuemos com CINEMA.  «De 10 a 14 de março, realiza-se no Goethe-Institut Lisboa a 3ª edição do Ciclo Cinema no Feminino.
Este ano, e a propósito do Dia Internacional da Mulher celebrado a 8 de março, vão ser projectados cinco filmes alemães que abordam o tema da violência, todos com entrada livre.
O ciclo pretende reflectir sobre as experiências e motivações de mulheres no papel de vítima, mas também enquanto autoras de formas de violência e como se fala sobre estas experiências, assim como sobre a questão da transposição e confrontação no cinema.
Serão exibidas obras do cinema alemão (ficção e documentário) que têm abordado a temática da violência, desde a década de 1970 até às produções actuais.
O ciclo começa na terça-feira, 10 de Março, com "Martha" (1974) de Rainer Werner Fassbinder, um filme que retrata o desenrolar de uma relação sadomasoquista entre Martha e Helmut Salomon e mostra a opressão e a violência doméstica numa família burguesa.
A apresentação do filme será seguida por uma conversa sobre violência doméstica conduzida por Kaya de Wolff, doutoranda no Instituto de Ciências de Media da Universidade de Tübingen e curadora independente. A acompanhá-la estará Dörte Steingräber Gradíssimo, terapeuta familiar, Mestre em Sociologia da Família e Sociedade, responsável pela abertura da primeira casa de abrigo para mulheres vítimas de violência em Portugal». Continue a ler no Filmspot.

O  P R O G  R A M A

























Sem comentários:

Enviar um comentário