sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

«O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL» | A partir de hoje no Hospital Júlio de Matos | Até 27 de Fevereiro



Antes, já nos tínhamos referido a esta iniciativa: aqui


A partir de hoje o Projeto está no
HOSPITAL JÚLIO DE MATOS

De facto (sublinhados nossos):«De 16 de Janeiro a 27 de Fevereiro, o Pavilhão 31 do Hospital Júlio de Matos recebe o projecto O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL. 
O TEMPO E O MODO é uma proposta de investigação e de criação, através de documentação escrita, impressa, fotográfica e de uma série de novos trabalhos artísticos, sobre a Pobreza em Portugal, sendo o resultado de toda esta pesquisa documental e visual apresentada numa exposição e registada num livro.

Este projecto tem como principal objectivo contribuir para uma reflexão e visão histórica das formas de pobreza, desde o século XIX até à actualidade, nas suas mais variadas facetas. Julgamos por isso ser fulcral criar um panorama visual e documental da Pobreza na sociedade portuguesa, que compreenda as questões sociológicas, antropológicas, políticas, filosóficas e estéticas, articulando-as num projecto que seja uma reflexão crítica sobre estes problemas.

Esse panorama quer estar fundamentado nas grandes áreas de estudo e pensamento sobre a Pobreza, mas quer também que seja de leitura acessível e clara a todos os cidadãos, constituindo matéria de reflexão pública, assim como um espaço que abra perspectivas de acção e combate à Pobreza, numa proposta clara de pensamento como intervenção.
Um projecto de Paulo Mendes e Emília Tavares, que conta com trabalhos de Gustavo Sumpta, Hugo Canoilas, João Tabarra, Margarida Correia, Maria Trabulo, Nuno Ramalho, Pedro Barateiro e Renato Ferrão, assim como contribuições de Augusto Brázio, Nelson D’aires, Paulo Pimenta, Pedro Ventura e Valter Vinagre. A investigação esteve a cargo de Frederico Agóas, José Neves e Rita Sá Marques.
Aparte do projecto artístico, decorrerá um seminário organizado pela Unipop (www.unipop.info), intitulado "Política, Austeridade e Emancipação: a Metrópole em Tempos de Crise", que decorrerá no dia 24 de Janeiro no Auditório do Hospital Júlio de Matos e contará com a presença de Antonio Negri, António B. Guterres, Eduardo Ascensão, Emília Tavares, Inês Galvão, Judith Revel, Nuno Rodrigues, Nuno Serra, Otávio Raposo, Paulo Mendes e Unipop. A entrada é gratuita». Saiba mais.





O TEMPO E O MODO, PARA UM RETRATO DA POBREZA EM PORTUGAL

Inauguração |  16 Janeiro | 21:30h

Pavilhão 31
Hospital Júlio de Matos – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
Avenida do Brasil, 53, Lisboa
Horário | 2ª a 6ª feira das 10:00h às 16:00h 

Sem comentários:

Enviar um comentário