segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

2015 | ANO EUROPEU PARA O DESENVOLVIMENTO




Para começar, se quisermos saber a que se dedicaram os «Anos Europeus» anteriores é ir aqui. De facto: «A União Europeia escolhe todos os anos um tema de ação destinado a sensibilizar o cidadão europeu e a chamar a atenção dos governos nacionais para essa questão. Estes temas, durante um ano, estão no centro das preocupações das instituições europeias e dos Estados-Membros. Cada ano europeu é, assim, objeto de uma campanha de sensibilização a nível europeu e a nível nacional». 2015 é o ANO EUROPEU PARA O DESENVOLVIMENTO. O lançamento teve lugar no passado dia 9 em Riga. No site oficial  pode ler-se:



«Ano Europeu do Desenvolvimento: o ano de todos nós | 2015: um fim é também um recomeço 

2015 é um ano especial para o desenvolvimento. É o primeiro Ano Europeu consagrado à ação externa da União Europeia e ao papel da Europa no mundo. Para as organizações de desenvolvimento de toda a Europa é uma oportunidade única para mostrar o empenho da Europa na erradicação da pobreza à escala mundial e motivar mais europeus a implicar-se e a participar no desenvolvimento. Além disso, em 2015 está igualmente previsto alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio acordados em 2000, e a comunidade internacional deverá decidir qual o futuro quadro mundial para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
O Eurobarómetro de 2013 mostra-nos dados surpreendentes sobre a forma como os cidadãos europeus veem o desenvolvimento:
  • mais de 80 % consideram que a ajuda ao desenvolvimento é importante e 60 % pensam que temos de reforçar essa ajuda
  • dois terços acreditam que a luta contra a pobreza nos países em desenvolvimento deve ser uma das principais prioridades da União Europeia
  • 50 % declaram, contudo, não saber para onde vai a ajuda da União Europeia. (...). Continue a ler.
Em Portugal,  O plano nacional de trabalho  é da responsabilidade do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, e  «incluirá a organização de debates, exposições, exibições de filmes, realizados com organizações da Sociedade Civil, Municípios, Universidades, entre outros parceiros nacionais». Ver neste endereço. E há uma conta no Facebook:





Ainda do site do CAMÕES:  «O ano estará dividido em meses temáticos. Por exemplo, janeiro será dedicado à “Europa no Mundo”, junho ao “Crescimento Sustentável, Emprego Digno & Empresas” e dezembro aos “Direitos Humanos”».


Sem comentários:

Enviar um comentário