quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

«Os Nossos Direitos. As Nossas Liberdades. Sempre»



«O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro. Em 2015, a data comemorativa é dedicada ao lançamento de uma campanha que pretende sensibilizar para a relevância de duas convenções internacionais que, em 2016, assinalam o seu 50.º aniversário: o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais e o Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos.
“Os Nossos Direitos. As Nossas Liberdades. Sempre” é o lema escolhido pelas Nações Unidas para dar voz a esta campanha, realçando os direitos inalienáveis a cada cidadão e a necessidade de um empenhamento contínuo no sentido de os respeitar.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a data, 10 de dezembro, como Dia dos Direitos Humanos, em 1950, para chamar a atenção "dos povos do mundo' para a Declaração Universal dos Direitos Humanos como o padrão comum de realização para todos os povos e todas as nações». Tirado daqui, do Portal da Saúde.



Continuando com aquele Portal,  «Em Portugal, a Assembleia da República, reconhecendo a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que define os direitos humanos básicos e foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, aprovou em 1998 uma resolução na qual institui o dia 10 de dezembro como o Dia Nacional dos Direitos Humanos». E conforme se pode ler no site do Parlamento, sublinhados nossos :«O Prémio Direitos Humanos 2015 foi atribuído à Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, "pela resposta que, em tempo real, ofereceu, logo no início da atual crise dos refugiados, aos jovens sírios", e à Associação dos Deficientes das Forças Armadas, "pelo seu papel notável de 41 anos de apoio aos ex-combatentes vítimas da guerra colonial".​ Saiba mais.



Sem comentários:

Enviar um comentário