terça-feira, 9 de junho de 2015

MULHERES EM DESTAQUE | Elizabete Matos | RECEBEU MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL



Desde logo, aqui, no  video a que se refere a imagem acima,  as palavras de Elizabete Matos na cerimónia em que lhe foi entregue a Medalha de Mérito Cultural. Sobre a homenageada pode ler-se  no site Teatro Nacional de São Carlos:
«Com uma carreira internacional notável, reconhecida pelos seus pares e marcada pela interpretação dos mais exigentes papéis, Elisabete Matos tem-se apresentado regularmente no único teatro lírico de Portugal destacando-se, em fevereiro de 2015, a interpretação do papel de Lady Macbeth, na ópera de Giuseppe Verdi, Macbeth, e também na temporada de 2014-2015 quando protagonizou a ópera La Gioconda, de Amilcare Ponchielli. Destaque, ainda, para o recital comemorativo dos seus 25 anos de carreira, realizado a 12 de janeiro de 2013, em São Carlos. A Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e o Teatro Nacional de São Carlos aplaudem mais esta importante distinção». 
Esta distinção segue-se a outras com que Elizabete Matos já foi agraciada  anteriormente como escreve o DN: «A cantora lírica já foi condecorada pelo Presidente da República com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1999, e em 2013 com o grau de Grande Oficial da mesma ordem honorífica. Em 2003, Elisabete Matos recebeu a Medalha de Mérito Artístico da cidade de Guimarães». 
Ainda sobre a artista a partir do jornal online Observador:   «(...)já contracenou com nomes como Plácido Domingo e José Carreras, apresentou-se recentemente em Toulouse, no sudoeste de França, em Berlim e Telavive, respetivamente, como “Isolda”, em “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner, “Turandot”, na ópera homónima de Giacomo Puccini, e “Abigaille”, em “Nabucco”, de Verdi. Elisabete Matos estudou canto e violino no Conservatório de Música de Braga e prosseguiu os estudos de Canto em Espanha, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo trabalhado com Ángeles Chamorro, Marimi del Pozo, Félix Lavilla e Miguel Zanetti na Escola Superior de Canto de Madrid. A sua estreia foi no Coliseu do Porto, no papel de “Frasquita”, na ópera “Carmen”, de Georges Bizet».
Os parabéns a Elizabete Matos do Em Cada Rosto Igualdade. E terminemos da maneira  que nos parece ajustada, ainda que em video, a  ver e a ouvir a homenageada:





Sem comentários:

Enviar um comentário