Há posts que dão um prazer especial ao serem produzidos - os das Mulheres em Destaque fazem parte deles. A Mulher em Destaque deste é Marta Monteiro. Pelo que se segue:
Ilustradora Marta Monteiro vence prémio de excelência de revista norte-americana
A ilustradora portuguesa Marta Monteiro venceu um prémio de excelência da publicação norte-americana Communication Arts, pela obra "Sombras", o seu primeiro livro para a infância e juventude, revelou a revista.
Fonte da publicação afirmou à agência Lusa que Marta Monteiro conquistou o
prémio de excelência na categoria livro, tendo sido a única autora portuguesa a
ser premiada na competição dedicada à ilustração.
Todos os anos a Communication Arts, uma publicação norte-americana fundada em
1959 e dedicada às artes visuais de todo o mundo, distingue os melhores autores
em áreas como a ilustração, a topografia, o design e a fotografia, compilando
depois os trabalhos vencedores em anuários.
Marta Monteiro, 40 anos, recebe esta distinção semanas depois de ter
conquistado a medalha de ouro atribuída pela associação norte-americana Society
of Illustrators ao trabalho inédito e ainda por publicar "Little People".
"Os vencedores farão parte da Communication Arts Illustration Annual, na
versão em papel, para iPad e na página na internet, assegurando uma importante
divulgação para os criadores deste trabalho excecional", refere a revista.
"Sombras", o livro que valeu este prémio de excelência a Marta Monteiro, foi
publicado no ano passado em Portugal pela editora Pato Lógico, inaugurando -
juntamente com um livro de André da Loba - uma coleção dedicada a obras sem
texto e nas quais a ilustração assume o protagonismo. Continue a ler.
Tirada daqui da página de Facebook da autora
Lá, no Facebook, Marta Monteiro escreve: «Com mil demónios! Depois das "Little People" foi a vez das "Sombras" atravessarem o oceano atlântico e receberem a distinção da Communication Arts na categoria de livro». Então, vamos às «Little People»:
De facto: «As "Little People" ganharam a medalha de ouro atribuida pela Society of Illustrators na categoria de trabalho auto-proposto. Yay!». E sobre a ilustradora e mais três colegas o trabalho do Público «A cor da ilustração portuguesa em Nova Iorque | «Três portugueses mostram as suas obras na Illustrators 56 | Marta Monteiro, André da Loba e Gonçalo Viana são uma face internacional da ilustração portuguesa» permite-nos conhecer melhor esta criadora. No artigo pode ler-se:
«(...)
Ouro para Marta Monteiro
Marta Monteiro, 40 anos e a viver em Penafiel, trabalha como ilustradora freelancer, mas também realiza trabalhos na área do cinema de animação. A ilustradora diz que o seu trabalho mais recente está muito mais colorido, mas continua a gostar de "criar situações um pouco surrealistas". Se há algum ilustrador português com quem sinta alguma afinidade, ele é João Fazenda, por ter "crescido" a olhar para o seu trabalho, apesar de ser mais velha do que Fazenda. A ilustradora conquistou o ouro na Illustrators 56, na categoria Uncomissioned, com o projecto Little People, que surgiu porque queria aprender a usar uma mesa digital, que permite desenhar imagens directamente no computador. Criou uma imagem que posteriormente associou a uma figura feminina reduzida e percebeu que tinha ali uma narrativa. Ela, que gosta de filmes antigos e de ficção científica, explicou que este trabalho tem algumas referências da sétima arte, nomeadamente do filme The Incredible Shrinking Man e também de As Viagens de Gulliver. Para a autora, Little People ainda não está totalmente terminado: "Gostava de continuar sempre que pudesse. É só mesmo falta de tempo neste momento». (...). Continue a ler.
Para terminar, sublinhar que Marta Monteiro está presente na ILUSTRARTE 2014 a que já nos referimos neste post. E aqui o seu site onde pode ver coisas como esta:
Sem comentários:
Enviar um comentário