domingo, 23 de fevereiro de 2014

«HANDBOOK OF GOOD PRACTICES | to Combat Gender Stereotypes and Promote Opportunities in Film, Television and Theatre in Europe»






E tendo como  pretexto as palavras de NORA a protagonista da Casa de bonecas,  de IBSEN -  registadas na capa,   a fala,  ao abandonar o lar, no diálogo final com Torvald Helmer:


"Eu acredito que antes de tudo eu sou um ser humano...
Eu sei muito bem, Torvald, que a maioria das pessoas lhe daria razão,
e que essa é a opinião que se encontra nos livros.
Mas eu não posso mais me contentar com a opinião da maioria das pessoas
nem com o que está nos livros.
Eu tenho que pensar por mim mesma, se quiser compreender as coisas...
Eu aprendi também que as leis são muito diferentes do que eu pensava,
mas não consigo convencer-me de que as leis sejam justas.
De acordo com elas, uma mulher não tem o direito de poupar seu pai agonizante
nem de salvar a vida do marido. Não consigo acreditar nisso...
Mas agora eu vou tentar, vou ver se consigo entender quem está com a razão,
a sociedade ou eu... Eu tenho outros deveres, igualmente sagrados...
Para comigo mesma.

 Não resisto: sublime ! E lembro-me das vezes que a ouvi dita em palco.






1 comentário:

  1. Já que as palavras de Ibsen falam da justiça das leis, aconselho a visão desta nova lei que está a ser promulgada hoje em Uganda:
    http://www.aljazeera.com/news/africa/2014/02/ugandan-president-sign-anti-gay-bill-20142245119120579.html

    ResponderEliminar