quinta-feira, 23 de maio de 2013

«MULHERES AFRICANAS - A REDE INVISÍVEL»



Homepage vista em 2013.05.23

Comecemos por uma constatação: em português, podemos estar a par do que se passa na esfera das Nações Unidas, através do site Centro Regional  de Informação das Nações Unidas: http://www.unric.org/pt/. Foi lá que, por exemplo, soubemos da CINE ONU Portugal: «Inspirado pelo sucesso do Cine ONU organizado em Bruxelas desde 2007, o UNRIC associou-se à Plataforma Portuguesa das ONGD para organizar o Cine ONU: Ciclo de cinema sobre Direitos e Desenvolvimento.
Esta iniciativa tem periodicidade mensal e consiste na exibição de um filme relevante para o trabalho das Nações Unidas e das Organizações da sociedade civil, ao que se segue um debate sobre o filme ou o tema, com peritos no assunto ou personalidades intimamente envolvidas na questão em debate.
As sessões são abertas ao público e de entrada livre». +


Cine ONU banner for web PT


E assim soubemos desta iniciativa: Na semana em que se assinala o Dia de África (25 de Maio), o UNRIC. a Plataforma Portuguesa das ONGD e o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP) organizam a exibição do filme “Mulheres Africanas – A Rede Invisível” do realizador brasileiro Carlos Nascimbeni. A projecção será seguida de um debate.
A projecção terá lugar no dia 24 de Maio pelas 18h30 na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Esta sessão será antecedida por duas conferências da responsabilidade do CEAUP:- 14h30m: O lugar das Mulheres nas Literaturas de África em Português
- 17h00m: 'Out of Africa'? Arte moderna e contemporânea 'em e de' África (e 'no e do feminino')

A sinopse do filme: «Este documentário apresenta a trajectória de lutas e conquistas históricas das mulheres africanas em diferentes países do continente. São retratadas não apenas mulheres líderes que se têm destacado em diferentes áreas, mas também as mulheres comuns, igualmente corajosas e vitoriosas nas suas lutas do dia-a-dia. Conta com depoimentos de grandes líderes como Graça Machel, Leymah Gbowee, Sara Masasi, Nadine Gordimer e Luisa Diogo».

Ainda
A entrada é livre sujeita a inscrição.
 Envie um e-mail com o título do filme e o seu nome para: info@plataformaongd.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário