A Alexandre Fonseca chamou-nos a atenção para a conferência Mobilidade Social e Desigualdades em Tempos de Austeridade que vai ter lugar amanhã, 10 de Maio 2013, na Gulbenkian, de iniciativa de o «Institut français du Portugal» e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A entrada é livre. Sobre a Conferência:
Em sociologia, o termo "mobilidade social" faz referência à evolução do estatuto social de um indivíduo ao longo da sua vida. Em economia e política, a mobilidade social aborda questões de desigualdades sociais, de igualdade de oportunidades, de redistribuição dos recursos e de acesso ao conhecimento.
Este colóquio internacional propõe discutir a mobilidade social e as desigualdades actualmente vividas no conjunto dos paises europeus. A austeridade orçamental, o crescimento quase inexistente das economias, o desemprego massivo e as dificuldades dos jovens diplomados em integrar-se no mercado de trabalho, vêm relançar o debate sobre as possibilidades reais de ascensão social, tão prometida pelo modelo meritocrático das democracias europeias.
Qual é a situação da mobilidade social, hoje, em países em que o Estado-Providência parece adelgaçar-se de dia para dia, em benefício do imperativo de competitividade económica? Como será ainda possível romper o circulo vicioso que liga a origem social às trajetórias de vida, em países tão fortemente submetidos ao rigor orçamental, com direitos sociais a desmoronarem-se progressivamente ?
Sem comentários:
Enviar um comentário