quinta-feira, 23 de maio de 2013

«FOOD REVOLUTION DAY» | EM PROL DA COMIDA SAUDÁVEL



Foi na sexta-feira passada o «Food Revolution Day», mas estes dias são para que o assunto não se esqueça nos outros dias, assim: «Um dia de reflexão e mobilização mundial em prol da comida saudável, da educação alimentar e do desenvolvimento de habilidades para cozinhar. Essa é a proposta do Food Revolution Day, programado para esta sexta-feira, 17 de maio. A iniciativa, liderada pela Fundação Jamie Oliver, tem por diretriz o slogan “Cozinhe, Compartilhe e Vivencie” e propõe a realização de atividades em casas, escolas, locais de trabalho e comunidades de todo o mundo em defesa da boa alimentação e do hábito de cozinhar».Continue a ler como se passou no Brasil. E saiba mais no site da «Food Revolution Day». Entretanto, através do Portal Sapo:

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Série de animação portuguesa já chega a 20 países

Chama-se Nutri Ventures, é uma série para crianças e explora os superpoderes dos alimentos saudáveis. Acaba de se estrear no Brasil, em Espanha e nos Estados Unidos, mas já tinha passado pela Casa Branca.
A roda dos alimentos foi transformada em sete reinos, cada um de sua cor e com poderes diferentes. É por lá que vão andar quatro pequenos heróis que vivem numa cidade sem alimentos. Descobrir sabores, cores, texturas e experimentar os nutri-powers vai obrigá-los a grandes aventuras. Como guia terão uma redonda e simpática criatura: o Guga Púrpura. (...)

“Mais grande, como a mamã”

Rui Miranda tem quatro filhos, com as seguintes idades: nove, sete, quatro e um ano. O de quatro gosta da personagem Teo, a de sete prefere a Nina e a de nove, a Lena. O gestor não pressiona os filhos para que vejam a série, mas vai observando os comentários e reacções. Uma espécie de sondagem doméstica, “só para ver o efeito”, diz bem-disposto. (...)
De viva voz, escutámos Diogo Marcos, um miúdo de três anos que é fã da Nutri Ventures: “Gosto mais do Reino Amarelo porque é o que tem mais alimentos: milho, pão, arroz.” Perguntámos-lhe então se costuma comer todos aqueles alimentos. “Sim, sim, e fico mais grande, como a mamã”, responde muito rapidamente, antes de começar a cantar uma das canções da série. À pergunta sobre a que reino corresponde uma banana, começa logo a dizer alguns frutos e conclui: “Laranja.” Acertou.

Os Sete Reinos decifrados:

Amarelo (cereais e derivados): nutri-power da energia
Branco (leite e derivados): nutri-power da resistência
Laranja (frutas): nutri-power da magia
Vermelho (carnes e ovos): nutri-power da força
Castanho (leguminosas): nutri-power turbo (energia+força)
Azul (peixes e mariscos): nutri-power da inteligência
Verde (vegetais): nutri-power da recuperação
Reinos Maus (açúcar, gorduras, fritos e o deserto do sal): não têm nutri-powers

Sem comentários:

Enviar um comentário