sexta-feira, 31 de maio de 2013

SEMANA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL





Para a semana, de 3 a 7 de junho, vai ter lugar  a 8.ª edição da semana da Responsabilidade Social. Se quer saber do Programa e da inscrição pode ir aqui.  Independentemente do conceito que adotemos de responsabilidade social e da forma como o cruzemos com outros conceitos,  nomeadamente de Desenvolvimento Sustentável, que do nosso ponto de vista já o integra,  é uma boa ocasião para refletirmos temas e causas que lhe serão sempre inerentes quaisquer que sejam as opções, digamos, concetuias. E de entre eles temos a IGUALDADE, nomeadamente de GÉNERO.  A própria imagem desta edição o expressa. Impulsionados pelo Programa demos conta de endereços que podem levar a interessar-se e a  inscrever-se na próxima «Semana da Responsabilidade Social» ou, tão importante quanto isso, a identificar fontes de informação que são de utilidade quotidiana, na perspetiva das Organizações e de cada Profissional. Assim: 

- UN Global Compact (em português)  e o site base onde estão, por exemplo, os Women's Empowerment Principles.

- União Europeia/   Responsabilidade social das empresas - onde se pode ler, logo de início:

«Em que consiste a responsabilidade social das empresas?
A noção de responsabilidade social das empresas diz respeito a empresas que, voluntariamente e sem a tal serem obrigadas pela lei, procuram que a sua actividade do dia a dia satisfaça objectivos de carácter social e ambiental. Esta noção abrange uma série de domínios:
  • Europa 2020 (especialmente no que se refere às novas competências e empregos, juventude, desenvolvimento local);
  • empresas e direitos humanos;
  • relatórios sobre a responsabilidade social das empresas (RSE);
  • contratação pública socialmente responsável.
(...)». Continue aqui.

E talvez lhe interesse conhecer este blogue, onde na coluna à direita pode encontrar uma seleção de endereços que têm a ver com estas matérias.

Sem comentários:

Enviar um comentário