segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RANKING SOBRE A IGUALDADE DE GÉNERO


Segundo o ranking anual elaborado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF , na sigla em inglês),  Portugal ocupa a 47.ª  posição. Caimos 12 lugares. A notícia no jornal Público:
“Portugal apresenta uma queda de 12 posições sobretudo devido a uma quebra no rácio da educação primária e terciária, bem como na percentagem de mulheres em posições ministeriais (31% em 2011 e 18% em 2012)”, lê-se no documento apresentado na quarta-feira nos Estados Unidos e que conta com dados de 135 países.
O resultado deste relatório é, aliás, o pior desde 2006 – primeiro ano em que o documento foi publicado e em que o país ficou em 33.º lugar. Em 2007 caiu para 37.º, em 2008 para 39.º e em 2009 para 46.º Em 2010, Portugal conseguiu melhorar e subir para a 32.ª posição, mas no ano passado já voltou a perder em algumas categorias e voltou para 35.º.
Os dados surgem no mesmo dia em que a eurodeputada socialista Edite Estrela lamentou o adiamento, por parte da Comissão Europeia, na terça-feira, da proposta para criar uma quota de 40% de mulheres nos cargos não executivos dos conselhos de administração das empresas europeias, considerando que revela a existência de "preconceito". Contudo, a comissão prometeu voltar ao assunto ainda em Novembro.
Além da posição, o relatório atribui também um índice a cada país que varia entre zero e um (onde um representa a igualdade total) e no qual Portugal conseguiu um score de 0,7071. Para este valor contribui a avaliação feita pelo documento em várias áreas, nomeadamente oportunidades e participação económica, em que o país fica em 55.º lugar. Em termos de educação desce também para 57.ª posição e no campo da sobrevivência e saúde para a 83.ª. A área da participação política é, ainda assim, aquela em que o país tem melhor posição, com um 43.º lugar».
Continue aqui. Em sentido contrário ao do nosso País, o Brasil melhorou 20 posições.


Sem comentários:

Enviar um comentário