terça-feira, 2 de outubro de 2012

APRENDER COM OS PREMIADOS - ABRANTES



Abrantes foi um dos municípios distinguidos com O Prémio Viver em Igualdade  como divulgamos em post anterior. Pensamos que é boa ideia darmos a conhecer aqui no Em Cada Rosto Igualdade as atividades dos premiados. E começamos com Abrantes, recorrendo ao seu site:
«(...)A Câmara de Abrantes tem vindo a realizar um trabalho contínuo no combate às desigualdades e à discriminação com base no género, que se tem desenvolvido em várias frentes e assumido diferentes formas.
O município candidatou-se a este prémio apresentando uma análise do balanço da atividade social do município, salientando os programas de incentivo financeiro para as atividades associativas ao nível da intervenção social, cultural, desportiva e da juventude; a Implementação do programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos; da Rede especializada de Intervenção na Violência, o serviço de Teleassistência, a Mediadora municipal e o trabalho desenvolvido com a comunidade cigana, a linha telefónica de emergência social, o programa “ + Vida” - programa de promoção da atividade física para séniores -; a promoção da acessibilidade às principais zonas de centralidade comercial e de serviços, e aos principais equipamentos públicos no centro histórico através da disponibilização de um circuito em miniautocarro – e o passe social para pessoas com carências económicas e para as pessoas com mais de 65 anos; a conclusão do processo formativo no âmbito do Empreendedorismo Feminino; o Portal das freguesias, o Portal da Igualdade e o projeto “Igualdade e Não Discriminação em Abrantes”. Este projeto procura dar continuidade ao trabalho já desenvolvido nesta área pela Câmara, colocando a enfâse a promoção de uma efetiva igualdade entre homens e mulheres. À data da candidatura, do conjunto das atividades realizadas no âmbito do Plano para a Igualdade de Género e Não Discriminação, candidatado e aprovado no POPH, contava-se com a participação de 2.309 pessoas dos 3 aos 90 anos. As ações têm sido desenvolvidas com todos os agrupamentos escolares, escolas não agrupadas, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Universidades Sénior e Rede Social. No futuro, serão realizadas atividades com as associações desportivas, empresas e comissões sociais de freguesia». (+)

Sem comentários:

Enviar um comentário