sexta-feira, 31 de março de 2017

TEMA PARA O DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS 2017 | «Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus»





A propósito do Dia Internacional  de Museus 2017, no site do ICOM -Portugal sobre o tema deste ano - « Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus» - pode ler-se: «Apresentamos uma lista de referências sobre o tema do Dia Internacional de Museus (Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus) que reunimos com contributos do ICOM e de vários membros do ICOM Portugal.
Reunimos esta lista de referências com o objectivo de dar aos museus um contributo de algumas reflexões sobre as questões levantadas pelo tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. A lista agora apresentada não é exaustiva, mas pretende ser um ponto de partida para que os museus possam explorar o tema nas actividades e iniciativas que estão a organizar para o Dia Internacional de Museus de 2017.
A lista está disponível no seguinte documento (PDF)».
Foi através dessa lista que, por exemplo, chegámos ao museu a que se refere a imagem acima - El Museo de la Memoria y los Derechos Humanos «es un espacio destinado a dar visibilidad a las violaciones a los derechos humanos cometidas por el Estado de Chile entre 1973 y 1990; a dignificar a las víctimas y a sus familias; y a estimular la reflexión y el debate sobre la importancia del respeto y la tolerancia, para que estos hechos nunca más se repitan». Continue a ler.











Sem comentários:

Enviar um comentário