segunda-feira, 4 de julho de 2016

ELIE WIESEL | Sobrevivente do holocausto e Nobel da Paz | MORREU NO SÁBADO PASSADO


«"Noite" merece o seu lugar como uma das mais fundamentais - e mais comoventes - obras literárias sobre o Holocausto.»Richard Zimler Nascido no seio de uma família judia na Roménia, Elie Wiesel era adolescente quando, juntamente com a família, foi empurrado para um vagão de carga e transportado, primeiro para o campo de extermínio, Auschwitz, e, depois, para Buchenwald. Este é o aterrador e íntimo relato do autor sobre os horrores que passou, a morte dos pais e da irmã de apenas oito anos, e da perda da inocência a mãos bárbaras. Descrevendo com grande eloquência o assassínio de um povo, do ponto de vista de um sobrevivente, "Noite" faz parte dos mais pessoais e comovedores relatos sobre o Holocausto, e oferece uma perspectiva rara ao lado mais negro da natureza humana. «Um pequeno livro de grande poder.»The New York Times «Devia ser leitura obrigatória para toda a humanidade.»Oprah Winfrey». +.



Na Palestina controlada pelos britânicos, dois homens aguardam pelo fim da noite e pela morte. John Dawson é um oficial britânico e Elisha um jovem judeu membro do movimento de Luta pela Liberdade de Israel.Sobrevivente do Holocausto, Elisha sonha com uma vida feliz na Terra Prometida. Não mais uma vítima, tem agora o poder de se defender. Ao longo da noite, os dois homens encetam um diálogo. É o momento de relembrar o passado e justificar o acto que será cometido quando o sol nascer.Amanheceré uma viagem inesquecível ao coração humano e um testemunho eloquente da base moral da nova Israel, que completa a trilogia iniciada com "Noite" e terminada em "Dia". +.




«" Um homem é atropelado na rua e fica gravemente ferido. Transportado ao hospital, luta durante semanas contra a dor. As suas recordações e os seus medos assombram-no. Regressado da guerra, tentou viver, seguir em frente, ser feliz. Mas uma parte de si nunca deixou o passado. Os mortos não se deixam enterrar. A vida para a qual renasce é, paradoxalmente, uma via de exílio, onde Kathleen, que o ama, pesa menos do que a sua avó, falecida nos campos da morte. Depois da noite, após o amanhecer, ergue-se o dia: os mortos procuram um coração aberto que os acolha e que seja seu mensageiro."». +.


.
.     .

Elie Wiesel, Nobel da Paz e sobrevivente do Holocausto morreu no sábado passado. Em jeito de homenagem lembremos os seus livros, por exemplo, os da imagem que fazem parte da Trilogia da Noite. E para não esquecermos o que Elie Wiesel não queria que fosse esquecido: o horror que foi o  nazismo, as pessoas que por isso morreram. Da notícia do Público sobre a sua morte:



«(...)
Eliezer “Elie” Wiesel, sobrevivente dos campos nazis do Holocausto, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1986 e activista pelos direitos humanos, morreu este sábado aos 87 anos, de acordo com o Museu Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Israel.
Nascido em 1928 na Roménia, Wiesel ficou conhecido por manter vivas as suas memórias do Holocausto com o livro Noite, baseado nas suas experiências enquanto adolescente nos campos de concentração de Auschwitz, Buna, e Buchenwald, e pelo papel determinante que teve em promover a educação sobre o Holocausto. (...)
Entre as suas publicações mais conhecidas encontra-se "Trilogia da Noite", que escreveu a propósito das suas experiências nos campos de concentração, e que inclui "Noite" (1958), "Amanhecer" (1960) e "Dia" (1961). (...)».



Sem comentários:

Enviar um comentário