quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PROJETO | «O Tempo e o Modo - Para um Retrato da Pobreza em Portugal»


Há poucos dias foi apresentado o Projeto «O Tempo e o Modo - Para um Retrato da Pobreza em Portugal». Sobre isso o  jornal Público fez uma matéria disponível online, donde:

"Crónica de um tempo" em que Portugal ficou mais pobre
Por

Mais do que uma exposição visual, O Tempo e o Modo pretende ser uma reflexão, em imagens e palavras, sobre a condição de empobrecimento da sociedade portuguesa. Para ver no Pavilhão 31 do Hospital Júlio de Matos, a partir de 16 de Janeiro de 2015.

O conceito de pobreza de hoje não é o mesmo de há 100 ou 40 anos atrás em Portugal. É um conceito em constante mudança e relativização, diz Emília Tavares, conservadora e curadora para a área da Fotografia e Novos Media no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa.
O tema é mais do que "pertinente", completa o artista plástico e comissário de exposições Paulo Mendes sobre um tempo – o de hoje –  de “uma preponderância dos valores económicos sobre os valores mais humanistas e do capital que põe em questão o Estado Social e as conquistas do 25 de Abril”. E isso “não muito devido à crise económica”, ao contrário da imagem transmitida às pessoas, mas mais por uma questão ideológica, defende.
Também por isso, e porque não deve fechar-se os olhos a uma “responsabilidade” de artistas e agentes culturais “sobre a sociedade em que vivem”, Emília Tavares e Paulo Mendes criaram o projecto O Tempo e o Modo – Para um Retrato da Pobreza em Portugal, que foi apresentado nesta sexta-feira em Lisboa.
A exposição abre portas no Pavilhão 31 do Hospital Júlio de Matos entre 16 de Janeiro e 27 de Fevereiro de 2015. A ideia, que junta artistas de várias gerações e investigadores, tomou forma com o financiamento aprovado pela Direcção-Geral das Artes e Fundação Calouste Gulbenkian mas a ideia surgiu há mais de um ano. Continue a ler.

O artigo também foi publicado na edição impressa:

No Jornal Público de 15NOV2014

Sem comentários:

Enviar um comentário