sexta-feira, 21 de novembro de 2014

MARIA DO CÉU GUERRA | Leitura do "O Cântico dos Cânticos" | NA VERSÃO DE FIAMA PAIS BRANDÃO






Do site da Pastoral da Cultura:
«A leitura do livro bíblico do Cântico dos Cânticos, na versão da poetisa Fiama Hasse Pais Brandão, pela atriz Maria do Céu Guerra, abriu a 5.ª Jornada de Teologia Prática que decorreu esta sexta-feira, em Lisboa.
«A versão da Fiama é um osso duro, que só uma atriz com a dimensão de Maria do Céu Guerra podia aceitar», sublinhou o vice-reitor da Universidade Católica, padre José Tolentino Mendonça, antes da leitura.
Fiama «construiu um texto profundamente literário», «afastando-se da coloquialidade», ao mesmo tempo que introduziu «uma lentidão muito maior» do que o original, o que resultou num «texto admirável na intensidade e temperatura das palavras», assinalou o poeta e biblista.
Maria do Céu Guerra «tem um grande caminho, sobretudo no teatro, que hoje é uma grande arte de solidão e resistência», realçou igualmente José Tolentino Mendonça.
«Cada palavra, cada frase, é um campo, e é suscitar um pouco esse campo que me compete», afirmou Maria do Céu Guerra antes de iniciar a leitura, que apresentamos na íntegra».

Sem comentários:

Enviar um comentário