sexta-feira, 16 de maio de 2014

DIA INTERNACIONAL da Luta contra a Homofobia e Transfobia | 17 MAIO




A propósito do «Dia Internacional da Luta contra a Homofobia e Transfobia» voltemos ao post «LUTA CONTRA A HOMOFOBIA E A TRANSFOBIA NA ESCOLA» - onde se assinala que vai haver hoje, dia 16,  um Seminário sobre o tema que decorrerá na Escola Secundária Pedro Alexandrino -, e    lembremos a campanha da imagem que ampliamos recorrendo ao prospeto que de momento temos num placard na DGARTES (a foto foi feita pelo Paulo Carretas):




Depois, divulguemos a iniciativa «Abraços Grátis» (Free Hugs), contra a discriminação, em Lisboa, no Largo do Chiado, no dia 17,  entre as 15:30H e as 17:30H : «Serão oferecidos abraços e sacos com material informativo a quem passar. Explicar-se-á como é importante comemorar este dia porque é fundamental que todos saibam, e nunca se esqueçam, que a homobitransfobia ainda existe e tem de ser combatida».

Em seguida, o apelo do Parlamento Europeu:

«Homofobia: Parlamento Europeu apela a roteiro para proteger direitos das pessoas LGBTI na UE. 

A UE deve adotar um roteiro para proteger os direitos fundamentais das pessoas lésbicas, homossexuais, bissexuais, transexuais e intersexuais (LGBTI), defende um relatório hoje aprovado pelo Parlamento Europeu. De acordo com um inquérito publicado em 2013 pela Agência dos Direitos Fundamentais, 47% das pessoas LGBT sentiram-se discriminadas ou assediadas e 26% foram atacadas ou ameaçadas com violência devido à sua orientação sexual nos cinco anos anteriores na UE». Continue a ler.


Por fim, o site do IDAHOT – International Day Against Homophobia and Transphobia onde se pode saber das iniciativas que estão  estão a  ter lugar pelo mundo a propósito deste dia internacional, em 2014:  O endereço.  O foco deste ano:


Sem comentários:

Enviar um comentário