Hoje a Google lembra Rosalind Franklin. Se fosse viva faria 93 anos. Nasceu a 25 de julho de 1920. Morreu em Londres ainda muito jovem, 37 anos, de cancro de ovário.
Recorrendo à wikipedia e à infópedia: Foi pioneira no estudo de Biologia Molecular, responsável pela maior parte do trabalho de pesquisa que conduziu à descoberta da estrutura do ADN.
Em 1938 foi admitida na Universidade de Cambridge, formou-se em 1941 e seis anos mais tarde concluía o seu trabalho de doutoramento em microestruturas de carbono e de grafite. Nos três anos seguintes, em Paris, dedicou os seus estudos à utilização da técnica de difração de raios X. Em 1951, regressou a Inglaterra, como investigadora associada, a convite do King's College de Londres, para trabalhar com ADN. Os resultados de cristalografia, obtidos por Rosalind, viriam a ser utilizados, em 1953, por James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins para a proposta do modelo de dupla hélice da estrutura molecular do ADN - feito que acabaria por lhes valer o Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina, atribuído 1962. Nos anos que se seguiram, Rosalind Franklin orientou o seu próprio grupo de investigação em Birkbeck College, Londres, trabalhando no seu projeto inicial sobre as moléculas de carbono, amadurecendo os seus estudos com o ADN e dedicando a sua atenção ao estudo dos vírus.
Quanto ao reconhecimento pelo NOBEL, há quem considere que foi a grande injustiçada já que o Nobel não pode ser atribuído postumamente.
Sobre Rosalind Franklin:
Sem comentários:
Enviar um comentário