quinta-feira, 18 de julho de 2013

«LORE »



Do  que encontrei sobre o filme, escolhi, desde logo,  este post  - de um estudante de Direito, de 22 anos, que se diz apaixonado pela sétima arte - onde se pode ler:

 «Arrebatador. Essa é a melhor definição que encontrei para descrever Lore (Lore), co-produção entre o cinema alemão e o cinema australiano que mostra a segunda guerra mundial sob um novo e original ponto de vista.Não espere algo já visto em filmes do género, como a luta pela vida nos campos de concentração ou batalhas sanguinárias sobre os desmandos de Hitler e seus aliados. O filme foca justamente no período pós-guerra, e nas marcas que o conflito deixou na população.Lore, que dá nome ao filme, é filha de pais filiados ao partido de Hitler e fortemente envolvidos com seus ideias. Quando Hitler é morto, e a guerra chega ao fim, a Alemanha é tomada pelos rivais americanos e soviéticos. Os pais de Lore a "abandonam", deixando-a responsável pelo cuidado de seus quatro irmãos mais novos, entre eles um bebê de colo. A jovem precisa atravessar o país em busca de refúgio na casa da avó, mas até chegar lá, muitas coisas acontecem pelo caminho». Continue  ...

Mas  de um outro blogue, este,  há passagem  - «Através de argumentos reflexivos, ofertados de forma bastante clara pela diretora Shorthland, podemos perceber a tênue linha que separava (na época) o fanatismo do nazista patriota, daqueles que apenas apoiavam seu país (e consequentemente seu Führer) em um conflito mundial. O povo alemão, que com o fim da guerra não pertencia a lugar nenhum - mesmo dentro de suas próprias casas -, observava incrédulo a verdade por trás das atrocidades de Hitler. Para muitos, aquele massacre divulgado por meio de fotos era uma mera montagem dos americanos» - que parece expressar o que é  mais frequente do que se possa imaginar, ainda que em situações não tão extremas. Como  defesa, dá ideia que se entra  «em negação coletiva».

Pela minha parte, apenas um pequeno testemunho: quando assisti ao filme «ouvia-se o silêncio» na sala.


Sem comentários:

Enviar um comentário