quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MULHERES EM DESTAQUE - Ana Ribeiro, Leonor Morgado, Ana Abecassis

  
As três premiadas.
Três investigadoras que exercem a sua atividade no nosso País  - Ana Ribeiro, Leonor Morgado, Ana Abecassis - foram distinguidas com Medalhas de Honra L'Oréal Portugal  tendo cada uma delas recebido 20 mil euros. O prémio é atribuído anualmente pela empresa em conjunto com a Comissão Nacional da UNESCO e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) a investigadoras com menos de 35 anos. Sobre as premiadas e as suas investigações veja, por exemplo, aqui, donde retirámos:
«Ana Abecassis, de 33 anos, é doutorada em Ciências Médicas na Bélgica e é investigadora no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho centra-se no estudo de uma mutação do vírus da SIDA, mais resistente aos medicamentos retrovirais e que atinge cerca de 8% da população. A candidatura do projeto aos fundos da FCT tinha sido recusada, pelo que os 20 mil euros serão essenciais para comprar, por exemplo, um servidor para a gestão de dados».
«Ana Catarina Ribeiro, doutorada pelo National Institute for Medical Reaearch, em Londres, que se dedica à investigação sobre lesões na medula espinal no Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina de Lisboa. Ana Ribeiro estuda a regeneração celular dos peixes-zebra, cujas células da espinha se restabelecem naturalmente. A compreensão deste processo poderá dar pistas sobre porque é que isto não acontece com os mamíferos e, posteriormente, como é que poderia ser aplicado aos seres humanos».
«Leonor Morgado é a mais nova galardoada dos prémios da L'Oréal. A investigadora do Centro de Química Física e Biotecnologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa vai começar agora um estudo sobre a Geobacter sulfurreducens, uma bactéria que poderá ser a solução perfeita para uma fonte de energia verde: ao mesmo tempo que remove compostos poluentes do meio ambiente, esta bactéria tem a capacidade de transferir eletrões para o seu exterior, podendo produzir energia.Esta investigação seria a continuação do trabalho feito por Leonor Morgado no doutoramento; no entanto, também este projeto tinha sido recusado pela FCT e estava à procura de financiamento».
Veja mais fotos das premiadas  aquando da atribuição dos prémios.  E sobre cada uma das investigadoras saiba mais  na TV ciência. E temos entrevistas na Sapo:  Leonor Morgado ;  Ana Ribeiro;  Ana Abecassis.
E é uma boa ocasião para regressarmos ao Projeto da União Europeia Science: it's a girl thing, e conhecer mais mulheres que investigam, ou seja, à iniciativa Women in Research and Innovation.

Sem comentários:

Enviar um comentário