terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DISCRIMINAÇÃO DE MULHERES GRÁVIDAS NO TRABALHO


Ana Almeida do GEPAC  - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais - enviou-nos esta notícia da revista brasileira EXAME  e que está online: «A Organização Internacional do Trabalho (OIT) advertiu nesta sexta-feira que a discriminação laboral contra as mulheres grávidas piorou em inúmeros países em consequência da crise econômica.
 A especialista em maternidade da OIT, Laura Addati, assinalou hoje que se observou, no contexto da crise econômica internacional, um aumento considerável das queixas de mulheres grávidas e mães que sofrem discriminação no trabalho.
"As mulheres grávidas são especialmente vulneráveis porque tendem a sofrer discriminação pela ideia de que a maternidade é uma carga. Mas, o certo é que a proteção da maternidade produz enormes benefícios", assegurou Laura.
Apesar de 70 países terem ratificado pelo menos uma das três convenções da OIT relativas à proteção da maternidade, esse desrespeito com as mulheres grávidas é algo que faz parte da realidade de quase todos os lugares do mundo». + Saiba mais sobre esta problemática na OIT Brasil onde se pode ler: “A proteção à maternidade é indispensável na luta contra a pobreza, para a inclusão social, a igualdade de gênero e a saúde materna e infantil. Existe uma relação entre o nível de gasto em políticas que favorecem as famílias, o nível de emprego das mulheres e o nível de pobreza infantil”, acrescentou Addati.
“É por este motivo que a proteção à maternidade não é somente uma questão pessoal. Contribui para a realização de diversos objetivos de desenvolvimento globais e, portanto, trata-se de uma responsabilidade coletiva. Governos, empregadores e trabalhadores devem participar de um diálogo social que permita encontrar soluções que respondam às necessidades de todas as partes”.
Neste quadro, a nota seguinte do  jornal Expresso de sábado passado (na coluna dos Altos e Baixos) compreende-se melhor.
E na feitura deste post colaborou também a colega da DGARTES Paula Trindade  - a «Paulinha».

Sem comentários:

Enviar um comentário