terça-feira, 4 de junho de 2019

MORREU AGUSTINA BESSA-LUÍS | Recordemos «A Sibila» e «Três Mulheres com Máscara de Ferro»





«Nesta obra Agustina teatro de emoções e de sensações fortes, com personagens de personalidade forte e bem marcada. Quem ali impera são as mulheres, apesar de os homens julgarem ter poder, mas as mulheres, essas tecem teias envolventes e astutas. Obra simplesmente magistral!». Leia mais.


SINOPSE
«Três Mulheres com Máscara de Ferro, texto inédito assinado por Agustina Bessa-Luís, em 7 de Março de 1998, sem designação de género, é constituído por três breves páginas densamente manuscritas, como é habitual na autora, e apresenta-se como um diálogo dramático em um acto, envolvendo três mulheres.
Quem são essas três mulheres: três personagens agustinianas — Quina, também chamada Sibila, Fanny e Ema, também designada a Bovarinha — protagonistas de três romances da criadora, respectivamente, A Sibila, publicado em 1954, Fanny Owen, em 1979, e Vale Abraão, em 1991. Trata-se, portanto, de um diálogo que reúne três personagens que atravessam cerca de quarenta anos do universo ficcional de Agustina Bessa-Luís, separadas entre si por perto de vinte anos de trabalho ficcional.» 
Isabel Pires de Lima  | 
Saiba mais.
_____________
Foi com as «Três Mulheres com Máscara de Ferro» que o Teatro Aberto abriu a Temporada 2018/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário