segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ONTEM DIA 18 DE DEZEMBRO FOI O DIA INTERNACIONAL DAS MIGRAÇÕES




Veja aqui




Em 200 a ONU proclamou  o dia 18 de Dezembro como Dia Internacional das Migrações. Neste dia de 2016

Ban Ki-moon pede migração segura para todos


A mensagem do Secretário-Geral da ONU:
«Este foi outro ano turbulento para refugiados e migrantes. Vemos o contínuo efeito devastador de conflitos armados sobre populações civis levando à morte, destruição e deslocamento. Temos testemunhado a inaceitável perda de centenas de vidas de pessoas em trânsito no Mediterrâneo e outros lugares. E, para acrescentar ofensa aos danos, temos testemunhado o surgimento de movimentos populistas que tentam excluir e expulsar migrantes e refugiados e culpá-los por vários males da sociedade.
Mesmo com toda esta turbulência, ainda vemos raios de esperança, com cidadãos e comunidades preocupados abrindo seus braços e corações. Também temos visto uma promissora resposta internacional, que culminou com a Declaração de Nova Iorque, adotada em setembro na Cúpula das Nações Unidas sobre Refugiados e Migrantes. Agora é crucial que governos honrem e apoiem o compromisso para governar grandes movimentos de refugiados e migrantes de maneira solidária, focada nas pessoas, atenta ao gênero e ancorada em direitos humanos fundamentais.
Cada migrante é um ser humano com direitos humanos. Proteger e defender os direitos humanos e liberdades fundamentais de todos os migrantes, independente de seu status, é um dos pilares da Declaração de Nova Iorque. Para conquistar isto, devemos ter forte cooperação internacional entre os países de origem, trânsito e destino, como preveem leis e padrões internacionais. Devemos rejeitar intolerância, discriminação e políticas que sejam pautadas por discurso xenofóbico e culpabilização dos migrantes. Aqueles que abusam e prejudicam os migrantes devem ser responsabilizados. (...)». Leia na integra na ONU Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário