quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

MARIA FILOMENA MÓNICA | «Os Pobres»



SINOPSE
«Há muitos livros sobre a pobreza: sobre as suas causas e sobre a forma de a combater. Alguns são certamente interessantes, mas não era sobre a pobreza em abstracto que a autora desejava escrever, mas sobre os pobres tais como ela os «descobrira», aos 16 anos, num bairro da lata onde as freiras do colégio que frequentava a levaram para que as meninas ricas, grupo a que pertencia, aprendessem a ser caritativas. O livro não se limita a falar dos pobres em Portugal. 
Outros países são referidos, tendo no final a autora concluído existirem quatro tradições no que a este problema diz respeito: a católica (Portugal), a jacobina (França), a aristocrática (Inglaterra) e a meritocrática (EUA). Apesar de baseada numa bibliografia longa, a obra tem um tom intimista, o que torna a sua leitura fascinante». Saiba mais.
.
.   .

E a propósito do livro, aquando do anúncio da sua apresentação,  na revista SÁBADO  online : «"Nunca passei fome. Os meus filhos nunca passaram fome. Os meus netos nunca passaram fome. Mas, em Portugal, ainda há pessoas que sofrem por não terem o que comer. São elas que me levaram a escrever este livro". É assim que Maria Filomena Mónica explica o que a levou a escrever Os Pobres, livro que será apresentado no próximo dia 13 de Dezembro. 
O primeiro contacto com a pobreza aconteceu aos 16 anos, nas visitas à Rua dos Sete Moinhos, um morro situado perto do Liceu Francês, em Lisboa – era lá que as freiras do colégio que frequentava levavam as meninas ricas para que estas aprendessem a praticar a caridade». Continue a ler.

Sem comentários:

Enviar um comentário