terça-feira, 15 de abril de 2014

MARIA DO MAR PEREIRA |«Há mais sexismo nas universidades do que em outras áreas em Portugal»

 

Em Dezembro de 2013 já nos tinhamos referido ao livro da imagem como pode ver aqui. Agora, ficamos a saber que a sua autora, Maria do Mar Pereira, vai receber, em Maio, por esta obra - Fazendo Género no Recreio | A negociação do género em espaço escolar -  o Prémio Internacional para o Melhor Livro em Investigação Qualitativa feito entre 2010 e 2014. E tivemos conhecimento desta distinção  porque a colega Elisa Soares, da BNP, chamou a nossa atenção para uma entrevista da  investigadaora ao jornal Público,  de ontem, disponível aqui.  De lá este excerto:
 
«Se investigasse noutra área, sentiria na mesma discriminação?
Sim. Há mais sexismo nas universidades em Portugal do que em outras áreas, porque são espaços de grande hierarquia, onde não há muita circulação de pessoas, onde as pessoas ficam num cargo décadas. E onde impunemente discriminam sexualmente, assediam sexualmente.
No doutoramento que fez na London School of Economics, escolheu ir para as universidades portuguesas observar como são encaradas as questões de género. O que encontrou?
Em todas as universidades portuguesas, não há uma excepção, existe um discurso oficial e outro nos corredores. Mesmo que, no discurso oficial, se diga que estas áreas são muito importantes, nos corredores, nas reuniões, nas tomadas de decisão, o que se diz é que são umas mulheres ou uns homens homossexuais a fazer uns estudos que não interessam. Há uma coexistência de um discurso oficial que mudou muito nos últimos anos, de abertura e apreço pelo conhecimento, com uma vida informal, não oficial de corredor, de um grande sexismo, homofobia, fechamento e marginalização de uma série de áreas. Por um lado, parece que a situação está melhor, mas ao mesmo tempo está pior, porque torna-se mais difícil chamar a atenção para esse sexismo e esse conservadorismo. Está escondido, não há tantas provas de que, de facto, existe. Um livro que no estrangeiro é reconhecido como o melhor livro, que faz o maior contributo no mundo, em todas as áreas, em Portugal é tratado como uma área menor que só interessa às mulheres.»

 

Sem comentários:

Enviar um comentário