Aconteceu no dia 19 passado:«Várias empresas nacionais assinaram um acordo para a criação do Fórum de Empresas para a Igualdade de Género através do qual se comprometem a desenvolver ações de promoção de igualdade de género nas suas organizações, assumindo compromissos de melhoria em dimensões que incorporam os princípios da Igualdade e da não discriminação entre homens e mulheres no trabalho e no emprego, bem como na conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar e proteção na parentalidade.
O acordo foi subscrito por 21 empresas: Banco Espírito Santo, Banco Santander Totta, Baía do Tejo, Carris, CTT, EDP, Gebalis, Grupo Auchan, Grupo CH, IBM, INCM, Microsoft, Nestlé, PSA Peugeot Citroen, Portugal Telecom, RTP, Visteon, Xerox, e Portos de Leixões, Setúbal e Sines.
O Acordo de Adesão ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género é promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e pelas empresas aderentes, que, por esta via, se comprometem a desenvolver ações de promoção de igualdade de género nas suas organizações».
O Acordo de Adesão ao Fórum de Empresas para a Igualdade de Género é promovido pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e pelas empresas aderentes, que, por esta via, se comprometem a desenvolver ações de promoção de igualdade de género nas suas organizações».
Foto do acontecimento, tirada daqui, onde pode saber mais.
A propósito, faz sentido divulgar aqui uma brochura disponível no site da CITE precisamente sobre a Igualdade de Género nas Empresas: um Guia de Auto-avaliação.
Mas pode ver diretamente nas páginas da web no espaço Diálogo Social e Igualdade nas Empresas, onde pode, por exemplo, ler:
Guia de Auto-avaliação em Igualdade de Género para as Empresas
Trata-se de um guia de auto-avaliação destinado a empresas que pretendam conhecer a situação dos homens e das mulheres a nível interno com vista ao desenvolvimento de acções de melhoria em matéria de igualdade de género e não discriminação, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal e protecção da maternidade e paternidade.O documento está estruturado de forma a que a empresa se situe em três momentos fundamentais no processo de auto-diagnóstico:
1º Momento – apresenta os princípios da igualdade de género no quadro dos direitos humanos e dos compromissos políticos internacionais, comunitários e nacionais. Contextualiza a igualdade entre mulheres e homens, especificamente enquanto dimensão da responsabilidade social das empresas.
2º Momento - são definidas as vantagens que a empresa pode retirar, quer na implementação de uma política de igualdade de género, quer na utilização do próprio guia. É apresentado o questionário, elemento central deste guia, estruturado com base em nove dimensões.
3º Momento – A empresa verifica o seu posicionamento em igualdade de género após responder ao questionário e adquire uma perspectiva de actuação futura, em áreas a melhorar, bem como aspectos de reflexão que lhe facilitem a sua intervenção, quer na implementação de novas práticas nestes domínios, quer para melhorar as existentes. +
Por fim uma nota de curiosidade: na altura em que estávamos a produzir este post ouvimos a notícia de que a Microsoft tinha sido eleita a melhor empresa para trabalhar em Portugal. Fomos ver se fazia parte das que tinham assinado o acordo para o Fórum, e lá estava ela ... Pensei com os «meus botões»: isto anda tudo ligado! E é assim que deve ser ...
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