Capa «Animais Domésticos»
Capa «Greve»
A chamada de atenção vem-nos da ex-DGLB, da colega Cristina Grácio: Maria João Worm vence 16ª edição do Prémio Nacional de Ilustração com a obra Os animais domésticos, (texto e ilustrações), publicada pela editora Quarto de Jade; Catarina Sobral teve uma menção especial com Greve (texto e ilustrações) publicado pela editora Orfeu Negro. Outra menção especial foi atribuída às ilustrações da obra Cesário Verde - Antologia poética, da autoria de José Manuel Saraiva, da Faktoria K de Livros/Kalandraka. Mas saibamos mais sobre as ilustradoras.
MariaJoãoWorm (1966) tem-se dedicado à Banda Desenhada e à ilustração desde 1988. Finalista do Curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 1996, teve ainda formação em pintura no Ar.Co, onde é professora de ilustração desde 2007. Participou em várias exposições coletivas de BD e ilustração, como o Salão da Amadora e mais recentemente o de Lisboa, e ainda em exposições de pintura e gravura.Colaborou em revistas como a Lx Comix, mas é na ilustração de livros que mais recentemente se tem distinguido. Os Animais Domésticos, livro com que agora é distinguida com o Prémio Nacional de Ilustração, foi imediatamente elogiado pela crítica, que viu nele um cruzamento de “muitas fronteiras, de livro de artista a livro ilustrado infantil, de exercício plástico a mais um bloco na operação contínua da obra de Maria João Worm” (Pedro Moura, blogue Ler BD). E do que se disse na comunicação social sobre o prémio, por exemplo, através daqui.
CatarinaSobral(Coimbra,1985)- Ilustradora e designer de comunicação. Licenciada em Design na Universidade de Aveiro em 2007, frequenta o mestrado em Ilustração na Universidade de Évora. Tem trabalhado ainda em gravura e em cinema de animação. Colabora regularmente como ilustradora editorial em diversos jornais e revistas e também ilustra para crianças, tendo publicado alguns dos book trailers da coleção Orfeu Mini. Participou em diversas exposições nacionais e internacionais. E saiba mais neste endereço.
Mas Cristina Grácio mandou-nos outros dados que têm, nomeadamente, a ver com género, por exemplo: nesta 16ª. edição do Prémio Nacional de lustração foram analisadas 116 obras, publicadas por 43 editoras, da autoria de 72 ilustradores e textos de 88 autores. E temos o júri: Adriana Baptista, docente da Escola Superior de Educação do Porto e investigadora nas áreas de “processamento de textos híbridos (imagem e texto)” e “compreensão na leitura”; Mariana Viana, docente do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e coordenadora do Mestrado em Ilustração; e Cristina Grácio, em representação da DGLB.
E no site da ex-DGLB tem mais informação sobre o PRÉMIO.
Por último, aqui, no Em Cada Rosto Igualdade, gostamaos de ver MULHERES que se destacam. Mandem noticias de outras que conheçam, nós publicamos.
Por último, aqui, no Em Cada Rosto Igualdade, gostamaos de ver MULHERES que se destacam. Mandem noticias de outras que conheçam, nós publicamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário