Nestes tempos em que facilmente podemos ficar «afogados» em informação, nem sempre temos endereços que deviamos possuir. Para todos, e em especial para estudantes que sabemos leitores do Em Cada Rosto Igualdade, destacamos hoje o ONVG - Observatório Nacional de Violència e Género. A apresentação tal e qual está no seu site:
O Observatório Nacional da Violência e Género (ONVG) está sedeado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, integrando investigadores de todas as faculdades da Universidade Nova de Lisboa, bem como especialistas internacionais de reconhecido mérito.
Trata-se do primeiro observatório nacional que abrange os domínios da Violência e Género, fundado em 2008, e conta com uma estrutura independente, na linha do sugerido pelo Conselho da Europa, sendo regido por ditames científicos e académicos, como os da universidade a que pertence.
Surge na sequência de várias investigações realizadas nas últimas duas décadas por uma equipa do SociNova, actualmente CesNova, cujos resultados muito têm contribuído para aprofundar o conhecimento científico sobre as várias dimensões sociais da violência, em particular contra as mulheres, doméstica e de género, e para influenciar políticas públicas nacionais neste domínio, bem como informar e apoiar políticas e recomendações de instâncias internacionais.
A sua estrutura é constituída por um Director, a Comissão Científica, integrando só investigadores doutorados, a Comissão de Parceiros, a Comissão Consultiva e um corpo de investigadores seniores e juniores.
Tem como principais objectivos: efectuar o levantamento e a crítica científica das fontes; recolher, tratar e analisar dados quantitativos e qualitativos, relevantes directa e indirectamente para a compreensão das diferentes formas de violência; promover estudos com vista à compreensão das causas e das dinâmicas e processos socioculturais e psicossociais que estão associados à produção e reprodução da violência e de desigualdades de género, ao longo do tempo, bem como à emergência de novas formas de violência e de situações de risco; construir conhecimento que permita monitorizar o fenómeno ao longo do tempo, avaliar políticas e realizar comparações internacionais.
A informação produzida e organizada no ONVG constituirá uma base de conhecimento científico, que servirá também a actividade académica e a investigação, a partir de padrões de excelência, bem como o apoio eficiente à tomada de decisão e intervenção no combate e prevenção do fenómeno.
E porque não sonhar em ter algo organizado como este observatório na esfera da IGUALDADE no âmbito da cultura e das artes?, e também termos os «nossos» projetos. O Em Cada Rosto Igualdade, ao seu modo, quer estar nessa caminhada ...
Sem comentários:
Enviar um comentário