quarta-feira, 2 de maio de 2012

MARIA AUGUSTA BARBOSA

A notícia já tem uns dias, mas ao dar-se por ela - e foi a Mónica Guerreiro que a sugeriu - temos que a trazer para aqui: MARIA AUGUSTA BARBOSA faleceu.  Por exemplo, no JN o titulo: Faleceu a "mãe" das Ciências Musicais em Portugal. E depois: A musicóloga Maria Augusta Barbosa, fundadora das Ciências Musicais em Portugal, e a primeira portuguesa a obter um doutoramento na área, faleceu, esta terça-feira, aos 100 anos, devido a uma pneumonia.
Mas no site da Universidade Nova podemos saber mais: Faleceu no passado dia 24 de abril, no Hospital de Loures, a musicóloga Maria Augusta Barbosa. Foi uma figura de grande importância para as Ciências Musicais em Portugal: em 1980, a iniciativa pioneira e tenacidade de Maria Augusta Barbosa contribuíram de forma decisiva para a fundação do primeiro departamento de Ciências Musicais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi diretora deste Departamento, e nele lecionou nos seus anos iniciais. O seu legado encontra-se hoje patente na atividade do Departamento, e na formação de muitas gerações de musicólogos que dele emanaram ao longo das últimas três décadas.
Maria Augusta Barbosa nasceu em Lisboa em 18 de abril de 1912 e foi aluna do Conservatório Nacional, onde estudou com Campos Coelho, José Viana da Mota e António da Costa Ferreira. Completou a sua formação musical em Paris com Louis Lalloy e Nadia Boulanger. Entre 1938 e 1943 estudou Musicologia na Universidade Humboldt de Berlin como aluna dos professores Hans Mersmann, Arnold Shering e Johannes Wolf, estudos que retomou em 1959 na Universidade de Colónia. Sob a orientação de Karl-Gustav Fellerer completou em 1970 o seu doutoramento na mesma universidade, tendo sido esta a primeira dissertação doutoral em Musicologia defendida por um especialista de nacionalidade portuguesa. Com o título “Vincentius Lusitanus: ein Portugiesischer Komponist und Musiktheoretiker des 16. Jahrhunderts” a dissertação de Maria Augusta Barbosa (publicada pela Secretaria de Estado da Cultura em 1977) contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento sobre a música portuguesa no séc. XVI, em particular sobre o compositor e teórico Vicente Lusitano. Mulheres destas fazem parte do nosso Património comum, da nossa riqueza, divulgá-las faz parte dos nossos propósitos no Em Cada Rosto Igualdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário