terça-feira, 29 de maio de 2012

MULHERES NA CULTURA - ANNA MASCOLO



Na semana passada ANNA MASCOLO foi notícia: ia ser-lhe concedido o Doutoramento honoris causa pel Universidade Técnica de Lisboa, o que aconteceu no dia 22. Por outro lado,  no dia 25,  a Transversal Editores lançou Celebrar a Dança,  obra que lhe presta homenagem.


A Mónica Guerreiro notou que tudo isto fazia sentido ser divulgado aqui no Em Cada Rosto Igualdade e, assim, este ambiente foi pretexto para procurarmos mais e incluirmos Anna Mascolo nas «nossas» Mulheres na Cultura. Nesta atmosfera celebratória continuemos, agora com alguns excertos de um trabalho de Lucinda Canelas publicado no Público do dia 20  (não temos link): Anna Mascolo trabalha pelo reconhecimento da dança em Portugal há mais de 50 anos. Começou por dançar, mas é o ensino que mais a atrai. Sempre com o mesmo entusiasmo. Atravessava muitas vezes as noites a escrever sobre dança – a que fazia (anotava eripécias, erros, ideias) e a que gostaria de ver feita (propostas de estatuto do bailarino, sonhos para novas escolas). Conhecia bem as grandes companhias europeias e indignava-se com a forma como Portugal lidava com professores, coreógrafos e intérpretes, fazendo de conta de que a sua arte era como outra actividade qualquer. Era assim aos 28 anos, quando criou o seu estúdio-escola, é assim aos 81, quando se prepara para receber o doutoramento  honoris causa, o primeiro da dança em Portugal. Na cabeça, Anna Mascolo não mudou. Continua a ensinar, a trabalhar de madrugada e ainda não desistiu de ver o país reconhecer que “um bailarino não é um contabilista”. (...)Em 1940, Portugal tinha apenas os bailados Verde Gaio, muito colados às directrizes do Estado Novo, que queria ver enaltecido o folclore. Só em meados da década de 40, Margarida de Abreu viria a fundar o Círculo de Iniciação Coreográfica, onde Mascolo chegou a dançar. “No Verde Gaio, as pessoas dançavam bem, mas a estética era muito limitada ao programa do regime, embora os professores lá não quisessem saber de ideologias. O grupo da Margarida de Abreu foi uma tentativa extraordinária de fazer mais e melhor pela dança, mas era preciso mais.” No pós-guerra, lembra Mascolo, começaram a passar por Lisboa as grandes companhias, como o Grande Ballet do Marquês de Cuevas, os Ballets des Champs Elysées, então dirigidos por Roland Petit, e o New York City Ballet. Vê-los dançar no palco do Teatro Nacional de São Carlos acentuava ainda mais a sensação de que o ensino em Portugal não era o mais indicado. (...) Em 1958, depois de muito tempo sem ter onde ensaiar, pôs em funcionamento o estúdio onde ainda hoje dá aulas duas vezes por semana. É aí que começa a sua carreira como pedagoga, que passa também pela Escola Superior de Dança de Lisboa, pelo Conservatório Nacional e pela Universidade Técnica de Lisboa (Faculdade de Motricidade Humana, onde recebe o doutoramento terçafeira, às 15h). Pelo meio fica ainda a direcção artística do Grupo Experimental de Ballet, o núcleo que mais tarde daria origem ao já extinto Ballet Gulbenkian. A dança em Portugal, garante, começou a mudar nos anos 60, mas ainda tem muito caminho pela frente, a começar pelo reconhecimento das particularidades da profi ssão de bailarino. A falta de um estatuto de desgaste rápido que permita ao bailarino reformar-se aos 40 anos, como acontece no Ballet da Ópera de Paris, exemplifi ca a professora, foi o que na sua opinião levou à extinção do Ballet Gulbenkian — “é preciso ver que a fundação já sustentava três elencos, e dois deles não dançavam” — e poderá conduzir a Companhia Nacional de Bailado a uma situação semelhante. (...). Aqui pode ver um detalhe da noticia. E neste, por exemplo, o que disse a TSF sobre o momento. Mas se quisermos ficar informados sobre Anna Mascolo, recorra-se ao seu site  onde encontra Biografia, Galeria de imagens, o que há a saber sobre a sua Escola. Como ilustração: O Estúdio-Escola aplica a metodologia própria de Anna Mascolo, com acompanhamento pianístico ao vivo em todas as aulas. As nossas instalações têm chão preparado para aulas de Dança.Antes do início das aulas haverá uma reunião de Pais-Encarregados de Educação.

No site da DGARTES também demos espaço à homenagem a ANNA MASCOLO.

1 comentário:

  1. Parabéns por este blogue. Aproveito para partilhar: http://www.portugalromano.com/2011/04/filomena-barata-as-mulheres-em-roma/

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