quarta-feira, 11 de julho de 2018

OLÁ CRIANÇAS! OLÁ JOVENS! | TALVEZ LHES INTERESSE (97) | Madalena Matoso vence a 22ª edição do Prémio Nacional de Ilustração ( PNI) | COM «NÃO É NADA DIFÍCIL/O LIVRO DOS LABIRINTOS»



Veja  no site da Planeta Tangerina.  De lá:«“Não é nada difícil”, 
de Madalena Matoso,  é um dos melhores livros do mundo. 
A New York Rights Fair,  que arranca no final do mês em Nova Iorque, 
escolheu  as 30 melhores obras visuais de todo o mundo. Entre
 eles está "Não é nada difícil", de Madalena Matoso».


*********************


«Madalena Matoso vence a 22ª edição do PNI. As Menções Especiais foram para Abigail Ascenso e Joana Estrela.
 O júri, reunido no dia 5 de julho de 2018 na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Nacional de Ilustração, referente às obras publicadas em 2017, a Madalena Matoso pelo conjunto de ilustrações do livro Não é nada difícil (texto da própria), publicado pela Planeta Tangerina. As Menções Especiais foram atribuídas a Abigail Ascenso pelas ilustrações da obra A Noite, com texto de Manuel António Pina, publicada pela Assírio & Alvim; e a Joana Estrelapelas ilustrações da obra A Rainha do Norte (texto da própria) e publicada pela Planeta Tangerina.
O júri referiu em Ata que a obra de Madalena Matoso exibe uma coerência organizada numa arquitetura labiríntica quase abstrata sem, no entanto, ousar criar o caos. Nos interstícios do labirinto espreitam textualidades suscitando a decifração por inferência e dedução, tornando inteligente buscar e encontrar. Cada página labora sobre o recorte como se fosse urgente destapar para confundir, sobrepor para mostrar, e em toda a obra fica patente um percurso de evolução da autora e do desenho, fenomenologicamente autónomo mas adstrito às suas próprias potencialidades visuais». Continue a ler.



Sem comentários:

Enviar um comentário