quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

NATÁLIA NUNES






Natália Nunes morreu.  A notícia no jornal Público: «A escritora Natália Nunes, autora dos romances Regresso ao Caos e Assembleia de Mulheres, morreu esta terça-feira na Ericeira, aos 96 anos, disse sua filha à agência Lusa. Nascida em Lisboa, a 18 de Novembro de 1921, destacou-se nas letras através de romances como Autobiografia de Uma Mulher Romântica e Vénus Turbulenta, mas também como dramaturga e ensaísta, e construiu uma das mais vastas obras, como contista, na literatura portuguesa, com títulos como Ao Menos um Hipopótamo, As Velhas Senhoras ou Louca por Sapatos.
Resistente antifascista durante os anos de ditadura, membro da direcção da Sociedade Portuguesa de Escritores, encerrada pela PIDE, polícia política do regime, em 1965, Natália Nunes era "considerada unanimemente uma das jovens mais bonitas da capital", como a definiu o seu marido, o escritor e pedagogo Rómulo de Carvalho (1906-1997), conhecido poeta António Gedeão». Continue a ler.
Se não conhece a obra de Natália Nunes, talvez mereça atenção este comentário que se pode ler na internet: «Descobri esta escritora recentemente. Pergunto-me como nunca tinha ouvida falar em Natália Nunes. O que andei a perder... Vale a pena ler». Um dos seus livros, já atrás referido:





SINOPSE
«Sim, o que é preciso é adaptarmo-nos às circunstâncias. Para mim isto é um emprego a fingir; ainda não criei a consciência, a noção sequer, de que estou empregada... Chegou a hora, deixa-me mas é ir andando... ¿ Ó Filomena, onde comprou esse casaco? É bonito. (Que azul tão feio! Não tarda esteja todo desbotado. O azul é uma cor falsa. Não gosto nada de botões amarelos. E de metal, para mais. A saia plissada também não lhe fica lá muito bem, porque ela tem umas ancas largas... E, depois, já não há criada de servir que não tenha uma saia plissada de terylene. Tudo tende a abastardar-se. Qualquer dia... Olhem, agora reparo, ela oxigena o buço e a penugem da barbela. Ainda gostava de perceber como é que aquele figurão... Será o mesmo, de facto? É, de certeza.)». Saiba mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário