quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

VERA VARELA CID






A professora de dança Vera Varela Cid, uma das fundadoras da Companhia Nacional de Bailado (CNB), morreu no domingo, aos 78 anos.  
A partir do DN:  «Nascida em abril de 1937, em Lisboa, Vera Varela Cid foi estudar ballet com 14 anos  para a Royal Academy of Dance, em Londres, apresentando-se nos anos seguintes em espetáculos realizados em Inglaterra e na França. De regresso a Portugal, passou pelo grupo de bailado Verde Gaio, fundado em 1940 e extinto em 1977, ano em que foi criada oficialmente a CNB, por despacho do então secretário de Estado da Cultura David Mourão Ferreira. Na CNB,VeraVarela Cid foi um dos seus elementos fundadores, a par de Luna Andermatt (falecida em 2013), Pedro Risques Pereira e o coreógrafo, cenógrafo e bailarino Armando Jorge, que viria a ser o primeiro diretor. Além do trabalho na direção artística da CNB, Vera Varela Cid criou para a RTP, com Luna Andermatt, programas quinzenais sobre a história do bailado e os bastidores do espetáculo.  (...).
"Deixa um legado de dedicação, profissionalismo e criatividade artística de valor inestimável, na história do bailado e das artes performativas em Portugal", afirma a nota do ministério liderado por João Soares. 
"O Ministério da Cultura manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento da bailarina e fundadora da Companhia Nacional de Bailado (CNB), professora Vera Varela Cid", afirma o comunicado do gabinete do ministro João Soares.  O gabinete recorda que Vera Varela Cid foi cofundadora da CNB, sua diretora artística e "dedicou toda a sua vida profissional ao ensino da dança"  (...)».




Com este post a nossa singela homenagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário