terça-feira, 22 de setembro de 2015

TEATRO | «As Raposas» | EM CENA NO TEATRO ABERTO | LISBOA


Sinopse
«Uma família de grandes proprietários quer expandir o seu negócio para aumentar o seu capital e, assim, realizar tudo aquilo que o dinheiro parece poder comprar. Na luta pelo poder dentro da família, revelam-se diferentes maneiras de pensar e agir: quem olha a meios e quem só olha a fins, quem se adapta ao presente, quem se agarra ao passado, quem vence pela força e quem espera pelo momento certo, quem é pragmático, quem escuta o coração. No fim, quem leva a melhor?
Esta versão, que transporta para os nossos dias a acção desta peça de 1939, salienta as paixões desencadeadas pela ânsia de poder e de dinheiro e questiona os valores que regem as sociedades globalizadas em que vivemos».



E uma boa ocasião para recordarmos a autora da peça - Lillian Hellman. Recorrendo, por exemplo, à wikipedia em português. De lá:

«(...)
The Children's Hour foi seu primeiro texto para o teatro e estreou na Broadway em 1934. A peça trata de uma falsa acusação de relação homossexual entre duas professoras de uma escola para meninas, e fez estrondoso sucesso na Broadway, embora tenho sido proibida em cidades como Boston, Chicago e Londres.
Uniu-se a intelectuais como Dashiell Hammett (que foi seu marido por trinta anos), Clifford OdetsJohn dos PassosErnest Hemingway e Arthur Miller no combate ao nazismo.
(...)
Em 1951, Lillian e Hammett foram chamados para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Atividades Antiamericanas. Dashiell foi preso por seis meses, depois de se recusar a delatar os colegas. Ele e Lillian foram colocados na lista da caça às bruxas, promovida por Joseph McCarthy durante os anos 50. Ela escreveria sobre o episódio e as consequências dele em sua vida em 1976, no livro Scoundrel Time (literalmente: Tempo Canalha; na tradução para português, recebeu o título de A Caça Às Bruxas). (...)». Leia mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário